sexta-feira, 15 de março de 2013

Sobre o anúcio da construção de presídios no interior do RN


Esses últimos dias foi bastante noticiado em vários jornais e blogs a notícia de que a governador Rosalba (DEMO) vai assinar ainda esse ano, a ordem de serviço para que tenham início a construção de mais cinco novos presídios no interior do estado, (e, entre esses um aqui em Lajes), usando o velho discurso de que isso reduzirá os problemas causados pela superlotação, rebeliões ...  E, consequentemente as fugas de prisioneiros, que infelizmente algo rotineiro onde tem esses presídios.



Acredito que seja importante lembrar aos nossos leitores que esse assunto no ano de 2009 já esteve na pauta do dia aqui em Lajes, e naquela oportunidade a população se mobilizou e saiu às ruas mostrando toda sua insatisfação com esse presente de grego, pois foram mostrados todos os pontos negativos que podem vir a ocorrer até de forma rotineira com a chegada desse “empreendimento”.


 

Há poucos dias, nossa cidade passou por uma séria crise no setor de saúde pública, quando por vários meses o nosso Hospital ficou fechado, deixando a população sem ter se quer um local para as mulheres poderem realizar seus partos e nessa situação a governadora Rosalba(DEMO), não teve a sensibilidade (ou a capacidade) de nos socorrer... Algo que esperamos bastante já que essa foi uma de suas promessas de campanha feitas no palanque junto a seus correligionários locais...


Voltando a questão da construção dos presídios o caminho deveria ser outro: investir na Educação (valorizando os seus profissionais), equipando as escolas, investindo em Cultura, geração de empregos... Pois, esses são segmentos que se bem cuidados, podem vir a diminuir a população carcerária em todos os lugares e dessa forma não precisar da construção de presídios que em muitos casos só serve para transferir os problemas (rebeliões, fugas, tráfico) de um lugar para outro ( e nesse caso, trazendo o problemas para nossa cidade).

1 comentário:

  1. Análise perfeita, professor. Só esqueceu que aqui em Lajes o Vereador Zico andava se gloriando que tinha "arranjado essa riqueza" aqui para o nosso município. Pelo jeito, não foi uma boa plataforma de campanha.

    ResponderEliminar