quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Natal cultural >> Feira de arte e cultura na árvore de Mirassol vai abrir no próximo sábado

Fonte: NOVO JORNAL
A programação do Natal em Natal; orçado em R$ 2 milhões; entre as atrações nacionais estão Caetano Veloso, Elba Ramalho, Fagner, Zeca Baleiro e Roberta Sá

Com um investimento total próximo de R$ 2 milhões, o “Natal em Natal” está de volta e vai contar com cerca de dois meses de programação cultural. Tudo começará a partir do próximo sábado, 2 de novembro, com a Feira de Arte e Cultura da cidade na Árvore de Mirassol, encerrando-se no dia 6 de janeiro com a Festa de Santos Reis. Os detalhes foram anunciados ontem pela Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte) em uma coletiva de imprensa.

Ao todo 24 eventos foram apresentados, entre eles o retorno dos shows com artistas nacionais. Serão quatro este ano. Elba Ramalho e Fagner subirão ao palco do Ginásio Nélio Dias nos dias 14 e 21 de dezembro respectivamente; enquanto Roberta Sá e Zeca Baleiro se apresentarão individualmente no palco da Árvore de Mirassol nos dias 13 e 20 de dezembro. Todos os shows começam às 21h.

Ao contrário dos anos anteriores, quando era realizado um único Auto de Natal para a cidade, este ano a Funcarte lançou o edital “Natal em Cena”, selecionando dois projetos teatrais diferentes produzidos por companhias e coletivos teatrais locais. São eles: “Natal: Encruzilhada do Mundo” e “O Milagre da Fé”, que vão se revezar entre os dois polos principais.

Nos dias 12, 13 e 14 de dezembro, ‘O Milagre da Fé’ será encenado na Árvore de Mirassol, enquanto ‘Natal: Encruzilhada do Mundo’ se apresentará na área externa do Ginásio Nélio Dias. Já nos dias 19, 20 e 21 será a vez dos espetáculos revezarem os palcos, totalizando assim seis apresentações simultâneas. A entrada é gratuita e as apresentações começarão às 19h.

Na Praça Augusto Severo, em frente ao Teatro Alberto Maranhão, será montada uma tenda com capacidade para receber 800 pessoas. É lá que vai acontecer o Festival Literário de Natal, de 6 a 9 de novembro, tendo como um de seus objetivos a mistura diária entre música e poesia dentro da sua programação. Entre os nomes confirmados, a cantora Marina Lima e seu irmão, o poeta e filósofo Antônio Cícero.
O destaque fica para Caetano Veloso, que no sábado 9 de novembro, além de conversar com o público na tenda, ainda apresentará o show “Abraçaço”, de sua mais recente turnê, em um palco montado na área externa do festival. A entrada para toda a programação também é gratuita.

“Nós montamos a programação com base nessa junção de música e poesia que, a meu ver, nos diferencia dos demais festivais do país. Marina também comentou que é a primeira vez em que ela faz algo do tipo com o irmão, e acha que será uma grande noite”, comentou o presidente da Funcarte, Dácio Galvão, frisando que o festival está recebendo um cuidado especial da Capitania das Artes.

As editoras que confirmaram estandes na feira são: EDUFRN, Coleção Mossoroense, Jovens Escribas, Sebo Vermelho Edições, Sarau das Letras, Sol Negro, Uma, Caravela, Fundação José Augusto, Nação Potiguar, Grupos Nave de Palavra, Z Comunicação e GRUPHQ. A coordenação do evento ficará a cargo de Abimael Silva, idealizador do Sebo Vermelho.

Uma das novidades da programação é o Primeiro Festival de Violeiros e Repentistas do Nordeste, que será realizado no dia 5 de novembro na Praça Augusto Severo, a partir das 18h. Entre os nomes confirmados, as presenças ilustres do paraibano Pedro Bandeira e do pernambucano Ivanildo Vilanova. Completam o time Raimundo Caetano (PB), Zé Morais (PE), Rogério Menezes (PE), Raulino Silva (RN), Jairo Silva (PI), Antônio Lisboa (RN) e Edmilson Ferreira (PI). As apresentações acontecerão sempre em duplas.

NATAL EM NATAL >> PROGRAMAÇÃO

Feira de Arte e Cultura de Natal – 2 e 3/11
Festival Cine Natal – 4/11 a 7/12
Festival de Violeiros e Repentistas do Nordeste – 5/11
Festival de Dança Potiguar: 1ª etapa (Contemporânea) – 6 a 9/11
Festival Literário de Natal – 6 a 9/11
Feira Literária – 6 a 9/11
Meia Maratona de Natal - 9/11
XIX Encontro Nacional de Coros em Natal (ENCONAT) – 12 a 16/11
I Circuito Gastronômico de Natal – 14 a 17/11
Festival do Camarão (ABRASEL) – 8/11 a 31/12
Prato do Mundo (Festival Gastronômico) – 16,23 e 30/11
Festival de Dança Potiguar 2ª etapa (Popular e Clássico) – 20/11
Festa da Padroeira de Natal – 21/11
Concurso Decoração Natalina (21/11 a 06/01)
Dia Nacional do Samba – 25/11 a 01/12
Natal em Cena: Auto de Natal – 12,13,14,19,20 e 21/12
XV Salão de Artes Visuais do Natal – 13/12 a 24/01
Show Roberta Sá – 13/12
Show Elba Ramalho – 14/12
Show Zeca Baleiro – 20/12
Show Fagner 21/12
Volta Ciclística de Natal – 15/12
Réveillon 2013 – 31/12
Festa dos Santos Reis – 1 a 6/1

Sem comentários:

Enviar um comentário