quarta-feira, 5 de março de 2014

Destaque >> Mulher do RN conquista prêmio nacional de empreendedorismo

Rosângela de Melo é proprietária da empresa Produtos Regionais, em Natal (Rodrigo de Oliveira)Rosângela de Melo é proprietária da empresa Produtos Regionais, em Natal (Rodrigo de Oliveira)O Rio Grande do Norte ficou com o troféu de ouro mais importante da etapa nacional do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios. A solenidade de entrega da premiação, na manhã desta terça-feira, em Brasília (DF), sagrou a empresária Rosângela Machado de Melo como campeã na categoria ‘Pequenos Negócios’, a mais tradicional do prêmio. 

Ela é proprietária da empresa Produtos Regionais, uma fábrica de biscoitos caseiros, localizada no conjunto Santa Catarina, bairro Potengi, zona Norte de Natal, e, ao longo da trajetória empresarial, tem demonstrado visão inovadora ao comandar a empresa. Além da potiguar, o Sebrae também premiou Regina Célia de Oliveira, de Vila Velha (ES), e Maria de Fátima Mota Barbosa, de Camalaú (PB), vencedoras das categorias ‘Microempreendedora Individual’ e ‘Produtora Rural’.

As três empreendedoras levaram o troféu de ouro nas respectivas categorias. A final foi disputada por 66 mulheres, sendo que nove foram premiadas, três em cada categoria. Todas receberam um selo específico da etapa e uma viagem de capacitação em território nacional. Além de uma viagem internacional, este ano as nove vencedoras contarão com uma novidade: o Google vai oferecer ainda uma visita guiada, em São Paulo, chamada de Google Day, em que as empreendedoras vão conhecer soluções on line para os negócios. 

Rosângela de Melo se destacou entre as mais de 6 mil candidatas ao prêmio na atual edição, que bateu o recorde de 6.987 inscrições. “Diante de tantos obstáculos, percebo que sou exemplo para outros empreendedores”, relata a vencedora.

Para o diretor superintendente do Sebrae no Rio Grande do Norte, José Ferreira de Melo Neto, o troféu conquistado por Rosângela de Melo é o reconhecimento de que as mulheres potiguares estão gradativamente se tornando mais empreendedoras ao verem em cenário uma oportunidade de negócio. 

“Cada vez mais, o empreendedorismo feminino no Rio Grande do Norte ganha força ao se basear na inovação e no acesso a novos mercados. Rosângela de Melo é uma prova da evolução das mulheres potiguares no mundo dos negócios, que, no Nordeste, ainda é predominantemente masculino”, analisa o superintendente.

Características
Dados da última pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2013 mostra que 66% das mulheres iniciam uma empresa após identificarem uma oportunidade de mercado. O mesmo levantamento comprova que a quantidade de empreendedores nordestinos do sexo masculino (50,9%) é levemente superior a do feminino (49,1%).

O Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, em seus dez anos de realização, tem valorizado e reconhecido a presença feminina nos pequenos negócios, destacando-se por diferenciais inovadores e conferindo mais competitividade a seus empreendimentos. Além disso, a iniciativa estimula as participantes a buscarem eficiência na gestão e melhoria na qualidade dos produtos e serviços prestados.

O Prêmio Sebrae Mulher de Negócio destaca as mulheres que atuam nas categorias de Pequenos Negócios (donas de micro e pequenas empresas), Produtora Rural e Microempreendedora Individual. O Prêmio Sebrae Mulher de Negócios é realizado em parceria com a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM), a Federação das Associações de Mulheres de Negócios Profissionais do Brasil (BPW) e a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).  

(Fonte: Agência Sebrae RN)

Sem comentários:

Enviar um comentário