sábado, 8 de março de 2014

Olímpio Procópio fechará suas portas

Foto: Júnior Martins
Uma das escolas mais tradicionais da cidade de Lajes está com os dias contados. Na última quarta-feira (12), a escola completa seus 33 anos de muitas histórias e realizações nas vidas de muitos lajenses ex-alunos daquela instituição de ensino.

Numa reunião nesta quinta-feira (06) na 8ª Diretoria Regional de Educação (DIRED), onde esse blogueiro que é o Coordenador Administrativo e Financeiro da escola participou – lembrando que a escola está sem diretor desde 28 de dezembro – foi comunicado pela Diretora da 8ª DIRED que não haviam condições do funcionamento por falta de alunado mínimo para formar as turmas. A quantidade mínima exigida pelo novo sistema da educação do estado do RN, o SigEduc, é de 20 alunos por turma.

Interrogada sobre o destino dos 08 funcionários e 07 professores que a escola tem a professora Gílcia Soares, diretora da DIRED, disse que ia solicitar das outras escolas estaduais a necessidade para que sejam remanejados assim que possível. As outras escolas são Pedro II e EEFOC.

A escola conta com 05 salas de aula, espaço para laboratório de informática, refeitório, biblioteca, secretaria, direção, almoxarifado, sala para dossiê, banheiros, cozinha, quadra poliesportiva que está sem uso devido a cobertura está destruída pela força dos ventos e um campo de futebol. Além da estrutura física, a estrutura pedagógica e de apoio tem um quadro considerado de funcionários, que como dissemos mais acima, serão remanejados para as outras escolas.

Mas há de se celebrar uma decisão que pode ajudar a não “destruição” da escola. A diretora da DIRED disse que pode haver uma proposta de cessão do prédio para a Prefeitura de Lajes em comodato. A prefeitura iria usar a escola para a Educação de Jovens e Adultos. No ano de 2013 a escola funcionou em uma parceria entre governo do RN e prefeitura de Lajes, onde funcionou o Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos (CEMEJA) funcionando nos três turnos com turmas de 4º ao 9º ano e EJA. 

Nos últimos meses a escola foi vítima de vários arrombamentos e pequenos assaltos.

Pequeno histórico sobre a escola

A Escola Estadual Olímpio Procópio de Moura foi fundada no dia 12 de março de 1981, mas sua estrutura data do ano anterior onde por dois anos funcionou como Ginásio Estadual de Lajes (79 e 80) passando a chamar-se Olímpio Procópio na data acima citada.

Passaram por lá alunos de nome como o prefeito Benes, vice-prefeito Marcão, ex-vice prefeito Mário Sérgio que também foi diretor da escola, Chagas Fernandes, Irene Martins que também foi diretora da escola e professora, dentre outros. Também passaram pela direção da escola a professora Lúcia Vale, Izete, Zélia Pegado, Gilberto Alves, Conceição Brito, Vênus Ferreira, Eliene Martins, Aparecida Martins e Canindé Trindade.

No esporte a escola foi líder por 5 anos dos Jogos Escolares de Lajes (JEL’S) conquistando vários troféus.

Fonte: Blog de Júnior Martins

Sem comentários:

Enviar um comentário