sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Estiagem >> Ações de convivência com a seca continuam no RN

O Rio Grande do Norte enfrenta um dos períodos de maior seca na história do Estado. Desde 2013, as consequências da seca para a população, agricultura, economia e setor social tem sido combatidas com ações da Defesa Civil e apoio do governo federal, através da Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec). 


O coordenador da Defesa Civil, coronel Josenildo Acioli, contou ao Nominuto que as ações são feitas através de recursos federais, com "transferência obrigatória". 
Uma das ações da coordenadoria é a recuperação de poços e dessalinizadores feita em parceria com a Secretaria de Recursos Hídricos. No setor da agricultura, a Emater recebeu no ano passado recursos para custear a ração do gado, distribuída pelas regiões do Estado. 
Durante o período da seca, a maior reclamação da população é o acesso a água potável para fazer alimentos e necessidades básicas como tomar banho e desenvolver atividades domésticas. "A Defesa Civil é responsável ainda pelo encaminhamento de carros-pipa, executado pelo setor de proteção de defesa civil", conta. 
Na lista das ações estão ainda a distribuição de filtros de polipropileno para a população rural, com orientação do Comitê Permanente de Convivência e Combate e Ações Estruturantes da Seca.

Sem comentários:

Enviar um comentário