sábado, 24 de janeiro de 2015

Veraneio >> Secretaria alerta sobre acidentes com caravelas e águas-vivas no RN

Banhistas precisam tomar com o período de caravelas nas praias de São Luís (Foto: Douglas Pinto/TV Mirante)
Banhistas precisam tomar cuidado com as caravelas
O Rio Grande do Norte é o décimo estado brasileiro em extensão litorânea, com uma faixa marítima de 410 quilômetros. No verão, aumenta a frequência de banhistas e também a ocorrência de acidentes ocasionados por caravelas e águas-vivas, já que este período do ano é o de reprodução desses animais, além de o crescimento da oferta de alimento e da temperatura da água. Diante disso, a Secretaria Estadual da Saúde Pública (Sesap) alerta para os cuidados a serem tomados em casos de acidente.

De acordo com o técnico do Programa de Vigilância de Acidentes por Animais Peçonhentos da Subcoordenadoria de Vigilância Ambiental da Sesap, Amauri Brito, esses acidentes, na maioria das vezes, não são informados para as autoridades de saúde porque as vítimas não costumam procurar atendimento médico. No entanto, ele explica que as caravelas e águas-vivas possuem substâncias urticantes (que queimam) e, por isso, podem promover lesões graves.

Ainda de acordo Amauri, os acidentes podem causar ardências, dores intensas, lesões elevadas (pápulas) e, às vezes, até bolhas. “Em caso de contato com os animais, o que pode ser feito é: lavar o local com água do mar, mas sem esfregar as mãos na área afetada. E nunca se deve lavar com água doce (da torneira) nem usar álcool ou qualquer outra substância, inclusive urina, como apregoam as crendices populares. Deve-se remover os filamentos do animal com cuidado, sem pressionar o local atingido, e pode-se aplicar uma pasta de vinagre com farinha de trigo para neutralizar a toxina”, acrescenta.

O técnico ressalta que as pessoas não devem tocar em caravelas e águas-vivas, mesmo que aparentem estar mortas na areia, pois os animais ainda podem causar queimaduras. Pessoas alérgicas ou que apresentem outros sintomas ou, ainda, que tiverem grande área corporal atingida devem procurar atendimento médico o mais rápido possível.

Em caso de dúvidas ou outras informações, o telefone do Centro de Assistência Toxicológica do RN é o (84) 3232-7969.

Sem comentários:

Enviar um comentário