domingo, 18 de janeiro de 2015

Saúde >> Acesso ao protetor solar pode diminuir incidência do câncer de pele

Sinais que crescem e manchas na pele que viram feridas devem ser averiguadas com atenção por um médico – Foto Reprodução
O câncer de pele é o tipo mais incidente da doença em todo o mundo. “Mas é extremamente curável quando a retirada é feita no momento certo”, diz o médico oncologista Cure Medeiros. Em Mossoró não poderia ser diferente, o câncer de pele é bastante incidente, no entanto, não há estatísticas completas sobre a doença, pois os tumores são operados em diferentes unidades hospitalares. Para o oncologista, a incidência elevada do câncer tem a ver com o custo do protetor solar, que não é acessível às pessoas mais pobres.
Cure Medeiros explica que existem três tipos de câncer de pele mais frequentes. O carcinoma basocelular, o carcinoma epidermoides e o melanoma. Este último é o mais grave. No caso do carcinoma, mesmo que esteja em fase avançada, a cura é obtida através da retirada do tumor cancerígeno. O médico explica que o cirurgião oncológico deve retirar o tumor com uma margem de resecção, ou seja, o corte deve ser feito de forma a retirar a pele sadia, o tecido bom, que fica ao redor do câncer, para que não fiquem restos do tumor. No caso, se a pessoa tiver mais de um, o mesmo deve ser feito também com os outros. Este tipo é muito comum principalmente em pessoas de pele branca.
Já o melanoma é um tipo mais grave de tumor e mais profundo. A retirada é feita da mesma forma que o outro, no entanto, após a cirurgia, o paciente deve voltar ao médico para verificar se está curado. Caso exista algum resíduo de tumor, a cirurgia deve ser refeita.
Além de prevenir do câncer de pele, o uso de protetor solar também previne o envelhecimento precoce causado pelos raios do sol. Quem tem a pele branca deve se proteger mais, porém, pessoas com pele morena não devem deixar de se proteger. Cure Medeiros informa que já existem produtos no mercado com Fator de Proteção Solar (FPS) 100, que protege 100%, no entanto, são mais caros. “É algo que as pessoas deviam usar, mesmo na sombra. Chapéu, protetor solar, sombrinha, mesmo que não vá para a praia”, diz.
SINTOMA
O câncer de pele aparece em forma de mancha marron. Essa mancha cria uma casquinha e quando descasca vira uma ferida que se aprofunda. Alguns se apresentam com bordas elevadas. Já os tumores malignos, o melanoma, é de cor escura e surge a partir de um sinal que começa a coçar e aumentar o tamanho. O aspecto geográfico, ou seja, o formato do tumor também muda. Ao aparecer qualquer um desses sinais, é preciso procurar um médico para averiguar.
CONSCIENTIZAÇÃO
Época de férias e diversão, muita gente procura o litoral para descansar e se esquece da importância do protetor solar. Pensando nisso, estudantes do curso de Publicidade da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) realizam hoje, na praia de Tibau, uma campanha de conscientização sobre a importância do uso do filtro solar, intitulada Movimento #ComFiltro.
A atividade faz parte do projeto de extensão “Comunicação Institucional para o Terceiro Setor”, coordenado pela professora Paula Apolinário Zagui. Ela explica que o projeto foi iniciado no semestre 2014.2 e a ideia é fazer com que os alunos aprendam também a trabalhar com o terceiro setor e ajudar as pessoas e não só com empresas privadas, visando somente o lucro. A instituição escolhida foi a Associação de Apoio aos Portadores de Câncer de Mossoró e Região (AAPCMR) que há mais de dez anos realiza um trabalho assistencial às pessoas com câncer.
O evento contará com jogos, ginástica e brincadeiras nas areias de Tibau, das 7h às 10h, deste sábado, ao lado da “Pedra da Divisa”, na praia do Ceará. A programação será gratuita e aberta ao público. Além de orientar sobre os cuidados para não adquirir câncer de pele e sobre a importância do uso do filtro solar para isso, a ação também coletará doações para a Casa de Apoio.

Sem comentários:

Enviar um comentário