sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

RN >> 27 cidades pedem mais 91 médicos; saiba quais

Médicos: demanda de programa aumenta no RN (Divulgação)
Médicos: demanda de programa aumenta no RN 
A população do Rio Grande do Norte será beneficiada com a expansão do Programa Mais Médicos. No total, 27 cidades aderiram ao novo edital da iniciativa e solicitaram 91 profissionais para atuar no estado.  Em todo o país, são mais 4.146 vagas para atender 1.294 municípios e 12 distritos indígenas inscritos nesta nova fase do programa.
Com isso, o governo federal vai garantir em 2015 a permanência de 18.247 médicos nas unidades básicas de saúde do país, levando assistência para cerca de 63 milhões de pessoas.
A expansão da iniciativa priorizou os municípios com dificuldade de contratar médicos na atenção básica, além de integrar os que já contavam com vagas do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab). A maioria (66%) das prefeituras atendidas no novo edital está dentro do critério de vulnerabilidade social e econômico.
O Nordeste foi a região com o maior número de novas vagas, com abertura de 1.784 novas oportunidades. O Sudeste solicitou 1.019 médicos, seguido do Sul (520), Norte (395) e Centro-oeste (393). Também serão abertas 35 oportunidades nos Distritos Indígenas. Dentre as 4.146 novas vagas disponíveis, 361 são para reposição de profissionais que deixaram o programa.
Inscrições
As novas oportunidades poderão ser disputadas por 15.747 médicos brasileiros que se inscreveram na seleção aberta pelo Ministério da Saúde em janeiro deste ano. Os profissionais devem indicar entre os dias 4 e 5 de fevereiro até quatro municípios de diferentes perfis onde desejam atuar.
Os candidatos concorrem somente com aqueles que optarem pelos mesmos municípios. Os que não forem selecionados terão outras duas oportunidades para escolher as cidades, nos períodos de 23 e 24 de fevereiro e 17 e 18 de março, como segunda e terceira chamada. O profissional que for alocado no município que escolheu e não se apresentar na unidade básica de saúde na data prevista não poderá participar das outras chamadas.
Caso ainda existam vagas, no dia 10 de abril, será aberta chamada para brasileiros formados no exterior e, em 5 de maio, para médicos estrangeiros. A cada trimestre, o Ministério da Saúde lançará edital para oferta das vagas em aberto. Os editais poderão contemplar vagas em municípios que antes não conseguiram aderir ao programa pela incapacidade instalada.

Novas cidades participantes do ‘Mais Médicos’
Alto do Rodrigues
Areia Branca
Baía Formosa
Canguaretama
Coronel Ezequiel
Currais Novos
Ipanguaçu
Januário Cicco
José da Penha
Major Sales
Maxaranguape
Messias Targino
Natal
Olho-d'Água do Borges
Paraná
Paraú
Poço Branco
Presidente Juscelino
Pureza
Rafael Godeiro
Santa Cruz
Santo Antônio
São Francisco do Oeste
São João do Sabugi
São José de Mipibu
São Miguel do Gostoso
Serra do Mel

Sem comentários:

Enviar um comentário