segunda-feira, 16 de março de 2015

Projeto Resgate Histórico e Genealógico da Microrregião Angicos - RN


O Projeto Resgate Histórico e Genealógico da Microrregião Angicos, idealizado pelo escritor, editor, historiador e genealogista João Evangelista Romão tem por finalidade pesquisar sobre a história e a genealogia da microrregião Angicos, Rio Grande do Norte, que compreende os municípios Angicos, Afonso Bezerra, Fernando Pedroza, Pedro Avelino, Lajes, Caiçara do Rio do Vento, Jardim de Angicos, Pedra Preta.

Com o resultado da pesquisa, o autor pretende concluir uma série de livros que escreve. No final do trabalho, o autor pretende reunir todas as informações encontradas em jornais, cartórios, igrejas, acervos públicos e particulares, organizar em um banco de dados por municípios e disponibilizar na internet, além de encadernar os manuscritos que deverá acompanhar o livro sobre cada município da microrregião. Além disso, será produzido documentários sobre as famílias de cada município e disponibilizado em DVD.
Será doada um exemplar da Coleção [estima-se 8 livros + 8 cadernos com manuscritos, todos no formato 27X21 + 8 DVDs] para os 167 municípios do RN.
 Ao concluir o Projeto, o autor pretende constituir uma Fundação [RN Genealogia] e ceder os direitos autorais da obra, além da doação dos materiais e equipamentos adquiridos para sua realização. A entidade servirá para zelar e preservar o patrimônio cultural resultante do projeto, além de dá continuidade ao desenvolvimento do acervo e facilitar o acesso aos interessados.
Microrregião
Microrregião Angicos – RN [em amarelo]
Etapas do Projeto
 I – Digitalizar [escanear] registros de casamentos, nascimentos, óbitos, imóveis e inventários anteriores aos anos 1920 em cartórios, igrejas e arquivos públicos referentes aos 8 municípios da microrregião Angicos, além de acervos particulares e outros fora da região;
 II – Transcrever para um banco de dados, organizado por sítios e fazendas de cada município, as principais informações colhidas dos documentos digitalizados;
 III – Visitar os principais sítios e fazendas mais antigas da Região e cercanias, entrevistar as famílias, fotografar e filmar principalmente pessoas acima de 70 anos que tenham origens local e possa auxiliar na construção histórica e genealógica de suas famílias;
 IV – Juntar as informações colhidas e transformar em uma serie de 8 livro acompanhado de encadernação dos manuscritos por municípios.
Microrregião Angicos RN
Microrregião Angicos – RN, em destaque no mapa do Estado
Observação: O autor já possui vasto acervo documental sobre as famílias dos municípios da microrregião Angicos e de quase todo o estado, seja de suas próprias pesquisas ao escrever o seu livro Além dos Jardins, seja de doações de outros genealogistas e de famílias da região.
Toda e qualquer família da região, mesmo quem mora em outras regiões, desde que lá tenha origens, poderá fazer parte da obra.

Sem comentários:

Enviar um comentário