sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Seminário em Brasília discutirá gestão municipal para resíduos sólidos




Resíduos sólidos urbanosCerca de 80 mil toneladas de resíduos sólidos urbanos (RSU) são descartados de forma inadequada no Brasil todos os dias. Isso equivale a mais de 40% do lixo coletado. 

Mesmo com aumento de 6,2% ao ano do volume de RSU disposto de forma adequada, “esse índice tem evoluído a passos lentos, e o volume absoluto de resíduos disposto de forma inadequada tem aumentado gradativamente”, afirma o representante do Instituto Ekos Brasil, Ricardo Scacchetti.

Para fomentar a discussão sobre o tema entre especialistas dos setores público, privado e do terceiro setor, a instituição Ekos Brasil, com apoio institucional do PNUD, promove o evento Seminário de gestão de resíduos sólidos urbanos, no próximo 27 de agosto, em Brasília.

O evento pretende discutir a importância do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS) e o planejamento para implantação e financiamento da gestão sobre o tema.

“Grande parte dos municípios brasileiros tem muita dificuldade nessa gestão dos resíduos, não só pela questão ambiental, mas também pelas questões de gestão propriamente ditas”, afirma a analista de programa da unidade de desenvolvimento sustentável do PNUD, Rose Diegues. A importância do evento é para esclarecer quais são “as tecnologias adequadas para essa gestão e as formas de manejo desse resíduo para que não cause maior dano para a sociedade como um todo”, complementa Rose Diegues.

O seminário é destinado a prefeitos e secretarias municipais do meio ambiente que lidam diretamente com a questão. Segundo Scacchetti, a região Nordeste do país apresenta combinação de fatores de alta geração per capita de RSU e baixo índice de coleta com destinação adequada, o que gera 27 mil toneladas diárias de lixo disposto de maneira incorreta, com uma média per capita de 1 kg de lixo por dia. No Sudeste, a média é ainda maior, chegando a 1,3 kg diários.

Um modelo de gestão de RSU eficiente deve apresentar uma relação custo-qualidade vantajosa e contribuir com a inclusão social. A política nacional de resíduos sólidos, sancionada em 2010, coloca como meta a eliminação de lixões até 2020 para cidades menores e até 2018 para cidades maiores. No Brasil, contudo, “existem 1775 lixões, e muitos deles ainda com pessoas catando materiais em condições insalubres e degradantes à dignidade humana”, explica Scacchetti.

O seminário promete ser um ponto de partida para discutir medidas locais efetivas sobre o problema. Nessa perspectiva, após a realização do evento, o Instituto Ekos Brasil dará continuidade às ações sobre gestão de RSU, com o suporte a prefeituras no cumprimento do PMGIRS, em parceria com a FGV Projetos e outras instituições que se interessem em apoiar a iniciativa.


Sem comentários:

Enviar um comentário