quarta-feira, 9 de setembro de 2015

EXPERIÊNCIA POSITIVA >> Estudo do Projeto Bramar demonstra viabilidade da água residuária do setor industrial na produção de mandacaru


Estudo do Projeto Bramar demonstra viabilidade da água residuária do setor industrial na produção de mandacaruShare on emailShare on twitter 5 Campo experimental Dados do Relatório das Nações Unidas sobre Desenvolvimento de Recursos Hídricos 2015: Água para um mundo sustentável revelam que até 2030, o planeta enfrentará um déficit de 40% na sua disponibilidade hídrica. 

Um dos principais fatores que causam a poluição ambiental é o lançamento de efluentes domésticos e industriais nos reservatórios de água. Nesse contexto, fatores como o crescimento populacional, a produção agrícola e a crescente elevação na quantidade de indústrias aumentam de forma exponencial a demanda pelo abastecimento de água. Essa realidade incentiva, cada vez mais, o reúso da água tanto de origem doméstica como industrial. Alinhado a essa problemática, em abril deste ano foi iniciada a pesquisa de Pós-Doutorado Empresarial “Utilização de efluentes de laticínios na produção de mandacaru sem espinho no Semiárido nordestino”, da pesquisadora Sandra Maria Campos Alves. O estudo está ligado ao projeto Bramar e é realizado no Parque Zoobotânico da Universidade Federal do Semiárido (Ufersa), em Mossoró (RN). 

No Semiárido brasileiro existem cerca de 85 espécies de cactos, entre elas o mandacaru, cactácea nativa resistente as chuvas irregulares e adaptada às condições climáticas da região. Uma variedade do mandacaru é a espécie sem espinhos, que possui um manejo acessível e possui um teor de proteína de 18% mais alto que a palma, que é de 8% o que representa elevado potencial nutricional para a alimentação animal. A pesquisa objetiva a análise dos efeitos da aplicação de água residuária de laticínios na produção do mandacaru sem espinho, e foi implementada em uma área experimental com cerca de  50m2 para a produção da espécie forrageira. Um total de 100 mudas foi plantado em 25 parcelas experimentais, irrigadas a cada 15 dias com os efluentes industriais. 

Resultados preliminares do experimento apontam que o uso deste tipo de efluente na produção de mandacaru sem espinho permite aumentar a produção de biomassa da planta, em período de tempo mais curto, que é de suma importância para a alimentação dos rebanhos em períodos de estiagem prolongada. “Observamos nestes cinco meses de aplicação do efluente que as mudas que receberam as doses apresentaram maior crescimento e aumento no número de cladódios (caules modificados) em relação às mudas de sequeiro (recebem somente água da chuva)”, destaca a pesquisadora. Outro resultado do experimento foi o enraizamento de 90% das mudas testadas, apenas em 10% delas houve a necessidade de serem transplantadas. 

As informações relacionadas às medições biométricas, químicas e de potencial nutricional do mandacaru serão obtidas a partir de março de 2016. Segundo Rafael Batista, integrante do Projeto Bramar e professor do Departamento de Ciências Ambientais e Tecnológicas da Ufersa, o reúso da água é uma necessidade imediata ao setor industrial de Mossoró, tendo em vista que a escassez hídrica no município está sendo impulsionada pela redução gradual nas reservas de águas subterrâneas, os aquíferos Jandaíra e Arenito Açu, e superficiais como a barragem Engenheiro Armando Ribeiro Gonçalves. “Os grandes setores industriais do município com produção de petróleo, sal, fruticultura, castanha de caju e outros geram quantidades consideráveis de resíduos líquidos que mediante tratamento adequado podem ser utilizados com critério na produção agrícola e florestal”, destaca. 

Projeto Bramar Com atuação em áreas experimentais do Nordeste brasileiro, o projeto Bramar, cooperação entre Brasil e Alemanha, realiza estudos em rede com grupos de pesquisadores de instituições parceiras na área de recursos hídricos. Com o objetivo de buscar alternativas com embasamento científico do uso agrícola das águas residuárias industriais de Mossoró (RN), um dos grupos da pesquisa que se dedica à análise do potencial das águas residuárias, avalia os efeitos da aplicação destes efluentes na produção de cultivos agrícolas, forrageiras e cultivos florestais. Os estudos são desenvolvidos de forma alinhada à legislação ambiental vigente, mas também com o intuito de propor novos parâmetros para o aperfeiçoamento do suporte jurídico.  Texto: Ermaela Cícera Freire (Assessoria de Comunicação do Projeto Bramar/Insa)

Sem comentários:

Enviar um comentário