sábado, 12 de setembro de 2015

Políticas e ações que garantem o Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA) >> Municípios têm até dia 30 para responderem pesquisa

Quantas feiras livres existem no Brasil? Ou quantos conselhos de segurança alimentar e nutricional há em cada estado? Estas e outras informações estão sendo coletadas junto às prefeituras e catalogadas na pesquisa Mapeamento de Segurança Alimentar e Nutriciona (MapaSAN).
Cerca de 1.000 municípios já responderam a pesquisa, segundo informação do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), responsável pelo levantamento. O questionário começou a ser aplicado em agosto e termina agora no dia 30 de setembro.
“Com base nesta pesquisa, vamos melhorar a política pública para os municípios”, diz o secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Arnoldo de Campos. “O estudo é um suporte para os governos federal e estaduais identificarem os desafios, por isso a participação dos municípios é importante”, completa ele.
O MapaSAN mostra também a situação da implantação de políticas e ações que garantem o Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA). No ano passado, 1.628 municípios - além de 23 estados e o Distrito Federal - participaram da pesquisa. 
Na primeira pesquisa, a quantidade de feiras livres e agroecológicas nos municípios foi o dado que mais chamou a atenção. Ao todo foram identificadas 5.119 feiras livres em 1.176 municípios, a maioria delas (83%) com periodicidade semanal, além de 1.331 feiras agroecológicas ou com produção orgânica em 624 municípios.
Mais informações podem ser solicitadas pelo endereço eletrônico mapasan@mds.gov.br ou pelo telefone 0800-707-2003. 
Fonte: MDS

Sem comentários:

Enviar um comentário