quarta-feira, 18 de novembro de 2015

RN inicia campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos

Técnicos do CCZ orientam que cães devem ser levados aos postos com coleiras reforçadas e os gatos em caixas de transporte (Foto: PMFI / Divulgação)

Campanha começa nesta segunda (16) e segue até 15 de janeiro.  Expectativa é imunizar pelo menos 80% de 718 mil animais.

A campanha de vacinação antirrábica canina e felina começa nesta segunda-feira (16) e prossegue até 15 de janeiro de 2016 no Rio Grande do Norte. O Dia D de Mobilização da campanha acontece em 28 de novembro, quando os locais de vacinação estarão abertos das 8h às 17h. Devem ser levados todos os cães e gatos saudáveis, a partir dos dois meses de idade.

Em 2015, de janeiro a outubro, 34 animais foram diagnosticados com raiva, sendo 13 em bovinos, 12 em morcegos, 4 cães, 2 porcos, 2 raposas e 1 cavalo. Os 4 cães são dos municípios deCaicóSão José de MipibuSenador Elói de Souza e Serra Caiada. “O que chama a atenção da secretaria é que este ano já tivemos casos de raiva confirmados em quatro cães, que poderiam ter sido prevenidos com a vacinação. O que nos preocupa é que por o cachorro ser o animal que está mais próximo do homem, a população acaba ficando em um risco maior”, alertou Cintia Higashi, subcoordenadora de Vigilância Ambiental da Sesap.O Programa Estadual de Controle da Raiva da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) estima que, no estado, a população de cães atinja 512.379 animais e a de gatos 206.130, totalizando 718.509 animais. A expectativa é vacinar no mínimo 80% deste número.

De acordo com Cintia Higashi, o último caso de raiva humana no Rio Grande do Norte foi em 2010, transmitido por um morcego. “Em 2015, foi confirmado um caso de raiva humana, no município de Jacaraú, na Paraíba. Neste caso, o animal agressor foi um gato, o que reforça a necessidade das pessoas vacinarem seus animais, já que a raiva é uma doença que leva à morte em quase 100% dos casos”, disse.
Em 2014, o RN conseguiu atingir a meta de 80,3% dos gatos e 82,5% dos cães vacinados.

Sem comentários:

Enviar um comentário