sábado, 26 de dezembro de 2015

LAZER E CULTURA >> Eco Praça completa dois anos com edição na Pinacoteca Potiguar

O Eco Praça promove a utilização, ocupação e revitalização das praças públicas (Foto: Rayanne Fonseca)
Evento acontece neste domingo (27) na Zona Leste de Natal.

Projeto promove a utilização, ocupação e revitalização das praças públicas. 

Para comemorar dois anos de atividades pelas praças e espaços públicos de Natal, o projeto Eco Praça realiza uma festa para celebrar a data na Pinacoteca do Rio Grande do Norte, na Zona Leste da capital potiguar. O evento acontece neste domingo (27), das 14h às 22h. Entre as atrações previstas para esta edição estão: Skarimbó, Yrahn Barreto, Joseph Little Drop, Cool de Elefante, MC Priguissa, Hünz Von Gott , Marina Faya & Soul, Samba das Nêga e Mc Leozinho.

“A ideia é realizar uma ação colaborativa com o pagamento opcional na entrada da festa. Essa arrecadação será utilizada para levantar recursos, pagar dívidas e dar continuidade ao projeto em 2016. Esse foi um ano de muito reconhecimento para o Eco Praça. Recebemos vários prêmios, mas ainda temos muita dificuldade em realizar cada edição devido à falta de recursos”, explica Geraldo Gondim, idealizador e coordenador do projeto.

Para ter acesso a edição Eco Praça – Aniversário de 2 anos o público fará um cadastro na entrada, assinará o abaixo assinado com o objetivo de que o poder público apoie e reconheça cada vez mais o valor do projeto, e de forma colaborativa e opcional fazer uma contribuição com o projeto. Também será realizado, a partir das 14h, um ato #ForaCunha.

Eco Praça

Resultado de diversas ações colaborativas que acontecem desde o fim de 2013, o Eco Praça vem ganhando força a cada edição e mobilizando um número crescente de participantes e parceiros. Através de uma diversificada programação, cerca de 80 mil pessoas foram alcançadas durante as 22 edições já realizadas. Durante essas edições foram viabilizadas a participação de 400 artesões e expositores; promovidas 120 apresentações culturais; realizadas 38 vivências e 38 oficinas, bem como, 40 atividades com temáticas relacionadas ao meio ambiente.


O Eco Praça promoveu ações conjuntas com inúmeras manifestações artísticas e culturais em vários bairros da cidade, em importantes praças e parques públicos de Natal como: Praça Cívica, Praça André de Albuquerque (Praça Vermelha). Área de Lazer do Panatis e Parque de Capim Macio. “O Eco Praça vem buscando ampliar territorialmente suas ações para compartilhar sua metodologia de ocupação de espaços públicos visando à criatividade como principal elo de aproximação entre pessoas e o espaço público”, afirma Geraldo Gondim.

Como reconhecimento das ações realizadas durante esses dois anos, o Eco Praça recebeu a Comenda do Mérito Folclorista Professor Deífilo Gurgel, da Câmara Municipal de Natal, pela relevância social das ações realizadas. O projeto também foi contemplado com o “Prêmio Hangar de Iniciativa Cultural”, no 13º Prêmio Hangar de Música, tradicional reconhecimento artístico, pelos resultados alcançados ao longo do ano, e foi premiado com o Troféu Cultura como Produtor Cultural do Ano.

O projeto Eco Praça é um movimento sociocultural de ocupação e ressignificação criativa de praças e espaços públicos sob a perspectiva de ações colaborativas que englobam arte e cultura, lazer, economia solidária e criativa, educação ambiental, esporte e qualidade de vida, com intervenções lúdicas, promovendo a conscientização socioambiental e transformação desses espaços.

O Eco Praça incorpora em seu conceito diversas experiências culturais atreladas a discussões relacionadas ao direito à cidade, com o objetivo de despertar na população participante o interesse pela gestão comunitária dos espaços públicos.

Fonte: G1 RN

Sem comentários:

Enviar um comentário