segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Várias obras importantes para o desenvolvimento do RN são incluídas no PPA

Resultado de imagem para PPA
A duplicação da BR-304, a inclusão do Rio Grande do Norte na rota da ferrovia Transnordestina, a integração das bacias hidrográficas do estado, o asfaltamento da BR-104 e a construção do Parque Tecnológico de Mossoró foram incluídos no Plano Plurianual aprovado pelo Congresso esta semana. 

O PPA estabelece os projetos e os programas de longa duração do poder executivo, definindo objetivos e metas para um período de quatro anos. A inclusão de uma obra no Plano Plurianual é o primeiro passo para que ela seja objeto das leis orçamentárias posteriores (LDO e LOA) e da consequente execução por parte do governo.

Beto Rosado ficou satisfeito com a aprovação de suas emendas, pois considera importantes todas as obras apresentadas. “A ligação de Mossoró com a ferrovia Transnordestina, por exemplo, vai servir para escoar nossa produção de sal, petróleo, gás, calcário, gesso, cimento e tantos outros produtos. Isso será feito com a construção de uma estrada de ferro até o município de Itapiúna, no Ceará”, explicou o deputado.

Outra obra importante é a duplicação da BR-304, principal ligação da capital com as regiões central e oeste. O trecho a ser duplicado começa no entroncamento com a BR-226, passa pelo município de Mossoró e segue até o entroncamento com a BR-116, no Ceará. Além do escoamento da produção local, a obra vai permitir a diminuição do número de acidentes na estrada.
A pavimentação da BR-104, que liga as cidades de Macau (RN) e Cuité (PB), também foi contemplada. Apesar de sua importância para o desenvolvimento econômico do estado, a estrada ainda apresenta trechos não construídos, logo, seu asfaltamento vai beneficiar a população de vários municípios. No Rio Grande do Norte, além de Macau, a BR-104 atravessa as cidades de Afonso Bezerra, Pedro Avelino, Lajes, Cerro Corá, Campo Redondo, Coronel Ezequiel e Jaçanã.

Ampliar a oferta de água foi um dos objetivos do deputado Beto Rosado com a emenda que trata da integração das bacias hidrográficas do estado. Isso deverá ser feito a partir da chegada da transposição do São Francisco aos rios Apodi e Piranhas, interligando as barragens de todas as regiões. “Na minha opinião, a obra mais importante, pois água é vida e já estamos enfrentando o nosso quinto ano consecutivo de seca, com várias cidades em colapso”, destacou o parlamentar.

A última emenda aprovada diz respeito à implantação de um parque tecnológico na cidade de Mossoró, com o objetivo de promover a cultura da inovação e a competitividade de empresas e instituições geradoras de conhecimento. “Nossa intenção é promover a pesquisa e a inovação tecnológica, estimular a cooperação entre instituições de pesquisa, universidades e empresas, assim como dar suporte ao desenvolvimento de atividades empresariais na área do conhecimento”, concluiu Beto Rosado.

Sem comentários:

Enviar um comentário