quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

MEIO AMBIENTE >> No dia em que faria 71 anos, Chico Mendes ganha homenagem do Google

chico-mendes-ecod.jpg
Francisco Alves Mendes Filho, mais conhecido como Chico Mendes, nasceu no dia 15 de dezembro de de 1944 em Xapuri, no Acre, mesma cidade onde foi assassinado em 22 de dezembro de 1988. Sua luta pela conservação e proteção da floresta amazônica e seringueiras nativas é reconhecida internacionalmente.

Nesta terça-feira (15), dia em que completaria 71 anos de vida, o ambientalista, sindicalista e ativista brasileiro, ganhou um Doodle de homenagem do Google. Na ilustração do buscador, Mendes aparece em um desenho extraindo látex das seringueiras, trabalho ao que se dedicava em paralelo ao ativismo ambiental.

Chico Mendes foi morto durante sua luta com grandes latifundiários contra o desmatamento da Amazônia. Ele foi assassinado na porta da casa onde vivia por dois fazendeiros, que dispararam dois tiros de escopeta no seu peito, apenas uma semana depois dele completar 44 anos. O ativista era conhecido por suas manifestações pacíficas e defendia as árvores da floresta com seu próprio corpo.

Em 13 de dezembro de 2013, uma lei sancionada pela presidente Dilma Rousseff reconheceu Chico Mendes como patrono do meio ambiente brasileiro.

Sem comentários:

Enviar um comentário