quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Cuidado com as mãos >> Conheça alguns gestos simples que significam coisas bem rudes em outros países

É verdade que a gesticulação é de grande importância para a comunicação. Algumas pessoas gesticulam mais, outras menos, mas a verdade é que nosso corpo passa mensagens o tempo todo; tanto que, em várias sociedades, simples gestos passam uma significação inteira, sem a necessidade da pronúncia de uma palavra sequer.

Infelizmente, assim como a linguagem, os sinais corporais não possuem significação universal, de modo que mesmo simples gestos podem significar coisas bem ofensivas. Para você não passar vergonha – ou perrengue maior – conheça o significado de alguns desses sinais nos diferentes países do mundo.

A corna (Brasil, Itália, Portugal, Espanha, Países Bálticos, Colômbia)


 Começando com um sinal que nos é familiar, fazer os chifres com a mão pode não ser identificado somente como o símbolo do rock ou parecido com “eu te amo” na língua de sinais. Assim como no Brasil, fazer a corna insinua que uma mulher é infiel, sendo um insulto aos homens. Em alguns países, é uma forma de mandar alguém “se danar”.

Esfregar o queixo (Bélgica, França, Tunísia, Nordeste da Itália)



Essa é para os barbados que adoram coçar o queixo: esse movimento praticamente instintivo para nós homens, pode significar algo bem ofensivo em alguns países. Esfregar o queixo para frente com os dedos da mão, significa “vai se danar” (ou “vai se f****”, pra ser mais preciso).

“Fedor de peixe” (Sudeste da Itália)





Pinçar o nariz com o indicador e o dedo médio quer dizer que alguma coisa é suspeita ou alguém não é digno de confiança. É como se você estivesse dizendo que “algo não cheira bem”.

5Moutza (Grécia, África, Paquistão)





Abrir as mãos rapidamente, com os dedos espaçados em direção a alguém, pode ser um erro grave. Amoutza significa que você está esbravejando “vai pro inferno!” e simboliza a mão que esfrega sujeira – ou cocô – no rosto do inimigo.

“Os cinco pais” (Caribe, países árabes)




Agarrar o indicador com os cinco dedos da outra mão, significa que você está dizendo que alguém possui uma má criação familiar, algo particularmente ofensivo na Arábia Saudita. Se você é ansioso e gosta de ficar segurando as mãos, tenha cuidado.

“Perda de tempo” (Grécia)





Muito cuidado com este aqui: fazer este gesto enquanto conversa com um grego, significa que você não está dando atenção àquela pessoa, insinuando que ela é perda de tempo. Algo bem rude, não?

Cutis (Índia, Paquistão)





O simples gesto de estalar o polegar nos dentes pode causar sérios problemas na Índia; significa que você não se importa com a pessoa ou com a família dela. Se você estiver hospedado na casa de alguém, esse pequeno ato pode te colocar na rua.

 Mesquinho (México, parte da América do Sul)



Cuidado com os cotovelos na hora das refeições: batê-los sobre a mesa pode indicar que a pessoa ao seu lado é mesquinha; o mesmo vale para o gesto popularmente conhecido aqui como “dor-de-cotovelo”.

Sem comentários:

Enviar um comentário