É verdade que a gesticulação é de grande importância para a comunicação. Algumas pessoas gesticulam mais, outras menos, mas a verdade é que nosso corpo passa mensagens o tempo todo; tanto que, em várias sociedades, simples gestos passam uma significação inteira, sem a necessidade da pronúncia de uma palavra sequer.
Infelizmente, assim como a linguagem, os sinais corporais não possuem significação universal, de modo que mesmo simples gestos podem significar coisas bem ofensivas. Para você não passar vergonha – ou perrengue maior – conheça o significado de alguns desses sinais nos diferentes países do mundo.
A corna (Brasil, Itália, Portugal, Espanha, Países Bálticos, Colômbia)
Começando com um sinal que nos é familiar, fazer os chifres com a mão pode não ser identificado somente como o símbolo do rock ou parecido com “eu te amo” na língua de sinais. Assim como no Brasil, fazer a corna insinua que uma mulher é infiel, sendo um insulto aos homens. Em alguns países, é uma forma de mandar alguém “se danar”.
Esfregar o queixo (Bélgica, França, Tunísia, Nordeste da Itália)
“Fedor de peixe” (Sudeste da Itália)
5Moutza (Grécia, África, Paquistão)
“Os cinco pais” (Caribe, países árabes)
Agarrar o indicador com os cinco dedos da outra mão, significa que você está dizendo que alguém possui uma má criação familiar, algo particularmente ofensivo na Arábia Saudita. Se você é ansioso e gosta de ficar segurando as mãos, tenha cuidado.
“Perda de tempo” (Grécia)
Cutis (Índia, Paquistão)
Mesquinho (México, parte da América do Sul)
Cuidado com os cotovelos na hora das refeições: batê-los sobre a mesa pode indicar que a pessoa ao seu lado é mesquinha; o mesmo vale para o gesto popularmente conhecido aqui como “dor-de-cotovelo”.
Sem comentários:
Enviar um comentário