quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Cultura e Sociedade >> Auxílio-reclusão x ignorância


 Por  

O tema Auxílio-reclusão é constantemente utilizado de maneira equivocada em correntes de redes sociais. As pessoas compartilham o conteúdo sem ter o mínimo conhecimento sobre o assunto. Nas mensagens o benefício é chamado de “Bolsa Bandido” e o seu recebimento é vinculado a qualquer criminoso. 

Na verdade só tem direito a receber os valores mensais exclusivamente os dependentes dos segurados do INSS que estão presos, ou seja, não é qualquer apenado que pode ser contemplado. 

Em janeiro de 2012 o INSS pagou 33.544 benefícios de auxílio-reclusão. Levando em consideração que a população carcerária no Brasil em 2012 atingiu o número de 550 mil pessoas, segundo o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), é possível concluir que apenas 6% do apenados brasileiros foram contemplados com o benefício.
Outra informação falsa de cunho político é que o Auxílio-reclusão foi criado pelo PT. Atribuir a sua criação ao PT, Sarney, FHC, Lula ou a qualquer que seja o político é uma ato de ignorância ou de desonestidade intelectual. De acordo com o Ministério da Previdência Social o benefício foi criado em 1960 através da lei nº 3.807 e ratificado pela constituição de 1988.
Uma pequena comprovação de que o assunto não é algo tão recente como dizem as falsas correntes das redes sociais.

Sem comentários:

Enviar um comentário