sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Ideologia de gênero domina debate sobre Plano de Educação na Câmara de Natal

Câmara debate Plano Municipal da Educação (Foto: Wellington Rocha/PortalNoAr)

O projeto será votado em segunda discussão na próxima segunda-feira, a partir das 14 horas, em nova sessão extraordinária


A Câmara Municipal de Natal (CMN) aprovou, na tarde desta quinta-feira (11), em primeira discussão, o Plano Municipal da Educação, após caloroso debate entre os parlamentares, no qual predominou a discussão sobre a chamada ideologia de gênero, presente no texto enviado à Casa.
O projeto será votado em segunda discussão na próxima segunda-feira, a partir das 14 horas, em nova sessão extraordinária. Na ocasião, serão discutidas as emendas. A Comissão de Educação propôs coletivamente 22 modificações. A vereadora Amanda Gurgel (PSTU) pediu outras 20 alterações. Outras duas emendas foram apresentadas pela vereadora Eleika Bezerra (PSDC).
Debate
O vereador Júlio Protásio (PSB) foi um dos defensores da retirada do termo gênero do texto. “Eu sou a favor de que nas escolas seja coibido o preconceito contra homossexuais. Mas essa questão de gênero é diferente. Abre brechas para, por exemplo, acabar com o banheiro masculino e o feminino, deixando todos em um só”, argumentou o parlamentar.
Já o vereador Fernando Lucena (PT) defendeu a manutenção do termo. “Sou contra tudo o que a turma reacionária defende. Essa questão de gênero faz parte do avanço da sociedade, que também ocorre por meio da Educação. Por isso, vou votar contra qualquer emenda que modifique”, afirmou o petista.
Enquanto isso, a vereadora Eleika Bezerra (PSDC) considerou que o debate em torno desta questão deixa de lado a verdadeira função do Plano da Educação. “Nós temos que discutir o futuro da educação. Isso passa pela melhoria das escolas, do ensino infantil e fundamental. Essa questão de ideologia de gênero, que tomou conta do centro do debate, deveria ser um debate secundário”, opinou.

Sem comentários:

Enviar um comentário