segunda-feira, 25 de julho de 2016

POLÍTICA EM ANGICOS >> Quando autoridade não deve ser confundida com autoritarismo

Um fato bastante atípico ocorreu em Angicos, na região do RN nesses dias com relação a questão política. Refiro-me ao caso da convenção partidária do PSOL naquele município, quando para realização da mesma foi devidamente solicitada no dia 18/07, o uso do plenário da Câmara Municipal da referida cidade, já que a referida convenção aconteceria no dia 23 de julho (sábado). Porém, a resposta negativa por parte da presidente do legislativo angicano só foi dada no dia 22/07 (na sexta-feira), o que acabou por prejudicar de certa forma a divulgação da atividade política do PSOL. O fato é que mesmo a Legislação Eleitoral vigente assegurando a todo e qualquer partido político a realização de sua convenção em prédios públicos municipais, estaduais ou federais, em Angicos/RN isso não foi acatado.
Atitudes como essa, infelizmente são bastante características de algumas pessoas que ao assumirem determinada função pública e não terem a capacidade de atuar democraticamente como deveriam, acabam por confundir autoridade com autoritarismo, e assim vão atropelando a democracia. Segue abaixo a nota pública divulgada pelo PSOL naquele município com relação ao fato ocorrido. 
NOTA PÚBLICA DO PSOL ANGICOS-RN SOBRE A MUDANÇA DE LOCAL DA CONVENÇÃO MUNICIPAL: TEMER JAMAIS, CALAR NUNCA!
O Diretório Municipal do PSOL Angicos-RN, informa a sociedade angicana, que sua Convenção Municipal ocorrerá hoje (23 de julho de 2016), às 16h, nas dependências da Escola Estadual Professor Francisco Veras. O PSOL tem atendido rigorosamente todos os trâmites burocráticos e cartoriais exigidos pela Legislação Eleitoral para realização de sua atividade convencional, e, justifica a mudança recente do local de sua convenção em virtude da recusa da Presidência da Câmara Municipal de Angicos (RN) em nos ceder o plenário público desta referida câmara legislativa.

O PSOL lamenta a decisão monocrática da Presidência da Câmara em negar o livre acesso ao espaço público e interpreta que a deliberação negativa da Presidência do Legislativo ocorreu de forma intempestiva já que tal comunicação a direção do PSOL ocorreu apenas na sexta-feira (22 de julho de 2016), ao final do expediente da Câmara, causando constrangimento a Direção do PSOL e transtorno aos idosos que são filiados e simpatizantes deste partido.

O PSOL é um partido que nunca se furtou a defesa intransigente da democracia e entende que a negativa da Presidência da Câmara é um acinte aos princípios fundamentais da democracia, como o direito a reunião, auto-organização e liberdade de expressão. Nossa convenção ocorrerá na Escola Estadual Professor Francisco Veras, mas afirmamos e insistimos que a Câmara Municipal como patrimônio público, pode e deve ser utilizada por qualquer partido político ou organização social que busque realizar reunião de interesse público. Apesar do espaço da Câmara nos ter sido negado, defendemos que qualquer partido político possa realizar sua respectiva convenção neste espaço.

Seguimos caminhando e lutando: temer jamais, calar nunca!

Angicos/RN, em 23 de julho de 2016.

Johnata Cavalvante de Mâcedo 
Presidente

Sem comentários:

Enviar um comentário