sábado, 12 de novembro de 2016

CAPACITAÇÃO >> FECAM/RN incentiva participação de vereadores no 28° encontro da ABEL

Exibindo

O 28º Encontro da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (Abel) será realizado de 16 a 18 de novembro, em Natal (RN).A Federação das Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte está movimentando o legislativo potiguar a participar desse grande evento da ABEL, que tem como finalidade promover o aperfeiçoamento das atividades legislativas através de eventos educativos de formação, capacitação e qualificação de servidores da administração pública.

Para o diretor executivo da FECAM, Emídio Pereira Junior, o encontro é uma oportunidade de compartilhar experiências e proporcionar a ampliação dos conhecimentos nas políticas públicas regionais com inovações e soluções apresentadas por representantes de outros estados. A programação do encontro começa no dia 16, às 18h, com a recepção dos convidados no Plenário da Assembleia Legislativa, onde será servido um coquetel.

Na quinta-feira (16), dará início as palestras a partir das 9 horas com o consultor Legislativo do Senado, Fernando Boarato Meneguim falando sobre a “Análise de Impacto Legislativo”. Às 10h45, o professor Doutor Thiago Dias, Coordenador do Mestrado em Gestão Pública da UFRN e Vice-Presidente da SBAP – Sociedade Brasileira de Administração Pública, palestra sobre “A importância do Planejamento para as Escolas de Governo”. O debate será mediado pelo Diretor de Relações Institucionais da ABEL, Luís Antônio Costa da Silva. Encerrando a programação matinal, o Professor Carlos Russo – Diretor da Escola da Assembleia Legislativa do Estado do RN – apresenta o “Exemplo do Planejamento na Escola da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Norte”.

Após a pausa para o almoço, ainda na quinta-feira (16), haverá a apresentação do Projeto de Música da Escola da ALRN, seguida pela palestra: “Evolução do EAD nas Escolas do Governo”, do Professor Guilherme Ribeiro – Escola do Legislativo de Minas Gerais, sob a mediação da Diretora da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Itajubá, Cássia Almeida. Às 15h30, o Professor Doutor Hirobonu Sano – Diretor Administrativo-Financeiro da Sociedade Brasileira de Administração Pública aborda o “Sistemas de Gestão Escolar – Rotinas e Qualidade”, tendo como debatedora a Professora Cláudia Oliveira – Diretora da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes – RJ. A última palestra do dia fica a cargo do Diretor-Executivo do Instituto Legislativo Brasileiro/Interlegis do Senado Federal, Doutor Antônio Helder Medeiros Rebouças: “Os desafios e perspectivas das Escolas do Legislativo num cenário de mudanças políticas”.

Na sexta-feira (18), a programação inicia às 9h, com a apresentação do “Projeto de Teatro na Escola da ALRN. A Jornalista Virginia Malheiros Galvez, Diretora da Secretaria de Comunicação Social do Senado Federal, abre os debates com o tema “Comunicação para a Cidadania”, mediado pelo Diretor-Executivo da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Palmeira – PR, Jornalista Edson Gil Santos Júnior. Em seguida, haverá a   apresentação das Escolas do Legislativo e de Contas, em que cada instituição terá cerca de 15 minutos entre exposição e perguntas dos participantes.

Sobre a Abel

A ABEL, Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas é uma sociedade civil e sem fins lucrativos que congrega Escolas, Centros de Treinamento, Institutos de Estudos e Pesquisa e entidades afins vinculadas ao Poder Legislativo brasileiro, nos níveis federal, estadual e municipal, incluindo-se também neste universo as Escolas dos Tribunais de Contas.

Sua finalidade maior é promover o aperfeiçoamento das atividades legislativas através de eventos educativos de formação, capacitação e qualificação de servidores da administração pública.

Sem comentários:

Enviar um comentário