sexta-feira, 20 de maio de 2016

Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada corre o risco de fechar

Os diretores do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), do Rio de Janeiro, estão preocupados com o futuro. O contrato com o Governo Federal termina no fim deste mês. O Instituto é ganhador de alguns dos prêmios mais importantes de matemática.

O Impa venceu o prêmio científico mais importante da França, o Louis D, que pela primeira vez é dado para matemática e para o Brasil. Em 2014, foi o ganhador da Medalha Fields, considerada o prêmio Nobel da matemática. Foi a única vez que um pesquisador brasileiro e da América Latina recebeu esse prêmio criado nos anos 30.
Tanta excelência em pesquisa está com os trabalhos ameaçados. O Instituto é mantido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, em parceria com o Ministério da Educação. O orçamento aprovado para este ano foi de R$ 88 milhões, dinheiro para manter mais de cem funcionários, 45 professores e para organizar anualmente as Olimpíadas de Matemática nas escolas públicas, inciativa que vem ajudando a elevar o nível do ensino da ciência no país.
O problema é que para esse dinheiro ser de fato liberado é preciso que os ministérios assinem a renovação de contrato com o Impa e o prazo para isso termina no dia 30 de maio, daqui a 11 dias.
O que preocupa a direção do Impa é que antes de ser assinado o documento tem que ser analisado por várias equipes, o que costuma demorar semanas. “Na eventualidade do contrato não ser assinado até o dia 30, no qual eu não quero acreditar, as atividades do Impa teriam que ser interrompidas”, afirma Marcelo Viana, diretor geral do Impa.
“Seria um grande atraso para a pesquisa no país. Atualmente tem mais de cem alunos no Impa que estão trabalhando com o que há de mais elevado no nível de matemática aqui no Brasil e então seria vergonhoso”, diz o aluno de doutorado Daniel Borges.
Em nota, o Ministério da Ciência,Tecnologia e Inovação disse que o processo de renovação do contrato com o Instituto seguiu a tramitação normal e será concluído dentro do prazo.

Sem comentários:

Enviar um comentário