terça-feira, 17 de maio de 2016

O ódio e o racismo de Jair Bolsonaro

bolsonaro frases
 Jair Bolsonaro é autor de declarações racistas e discriminatórias 
O deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ) se tornou conhecido em todo o Brasil pelas declarações discriminatórias em torno de temas delicados, como a homossexualidade, o racismo e as ditaduras no Brasil e em países de América Latina.
Iniciado na política desde 1980 no Rio de Janeiro, o parlamentar coleciona um série de frases questionáveis não só pelas contradições, já que se autoproclama um cristão atuante, mas pela agressividade.
As declarações foram compiladas no tumblr “Bolsonaro Cristão”, criado pelos estudantes Fernando Paladini e Guilherme Eufrasio, ambos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
“Eu acredito em Deus. Sou católico (…). Eu já li a Bíblia inteirinha, com atenção. Levei uns sete anos para ler. Você tem bons exemplos ali”, abre a página, já citando uma das frases do polêmico deputado.
O tumblr também traz notícias sobre o deputado, como a votação a favor do aumento do seu próprio salário ou a denúncia de prática de nepotismo.
“Este site não está criticando, em nenhuma medida, o cristianismo, a Igreja Católica ou qualquer outra entidade religiosa; o conteúdo apenas explicita a hipocrisia do ‘cristianismo’ de Jair Messias Bolsonaro”, lembram os estudantes criadores do tumblr.
Confira abaixo algumas das frases mencionadas no tumblr e outras passagens rememoradas porPragmatismo Político:
1“O erro da ditadura foi torturar e não matar.” (Jair Bolsonaro, em discussão com manifestantes)
2“Pinochet devia ter matado mais gente.” (Bolsonaro sobre a ditadura chilena de Augusto Pinochet. Disponível na revista Veja, edição 1575, de 2 de Dezembro de 1998 – Página 39)
4“Não te estupro porque você não merece.” (Jair Messias Bolsonaro, para a deputada federal Maria do Rosário)
5“Eu não corro esse risco, meus filhos foram muito bem educados” (Bolsonaro para Preta Gil, sobre o que faria se seus filhos se relacionassem com uma mulher negra ou com homossexuais)
6“A PM devia ter matado 1.000 e não 111 presos.” (Bolsonaro, sobre o Massacre do Carandiru)
7“Não vou combater nem discriminar, mas, se eu vir dois homens se beijando na rua, vou bater.” (Afirmação de Jair Bolsonaro após caçoar de FHC sobre este segurar uma bandeira com as cores do arco-íris)
8“Você é uma idiota. Você é uma analfabeta. Está censurada!”. (Declaração irritada de Jair Bolsonaro ao ser entrevistado pela repórter Manuela Borges, da Rede TV. A jornalista decidiu processar o deputado após os ataques)
9“Parlamentar não deve andar de ônibus”. (Declaração publicada pelo jornal O Dia em 2013)
10“Mulher deve ganhar salário menor porque engravida” (Bolsonaro justificou a frase: “quando ela voltar [da licença-maternidade], vai ter mais um mês de férias, ou seja, trabalhou cinco meses em um ano”)

Um comentário:

  1. Eu não vejo nenhum erro nas frases acima.

    Violência se combate com Violência

    Quando alguém for roubado Chame o Chapolin Colorado.

    ResponderExcluir