sexta-feira, 20 de maio de 2016

Corrupção >> Os processos de Rogério Marinho | De olho no discurso


O deputado federal Rogério Marinho (PSDB) responde a três processos no âmbito do Supremo Tribunal Federal, corte em que devem ser investigados e julgados deputados federais devido ao foro de prerrogativa.
O primeiro deles, mais antigo, remonta a meados da década passada e deve origem na justiça estadual do Rio Grande do Norte e chegou ao Supremo em 2007. Mesmo que não se saiba muito sobre o caso, a não ser que se trata de investigação sobre "corrupção passiva", sabe-se também que houve algumas movimentações no âmbito da Polícia Federal. 
Lembre-se também que se reporta a um período em que Alexandre Magno de Sousa, braço direito de Rogério, foi condenado por falsificar documentos quando de uma cessão ao estado, a fim de ganhar mais que devia.
O segundo inquérito chegou ao STF em 2010 e, em virtude de constarem diversos ofícios com solicitações de informações à Câmara Municipal de Natal - e até de Manaus, podemos supor que se trata de alguma investigação relacionada à gestão de Rogério Marinho (PSDB) no tempo em que este era presidente da Câmara, teve origem no Tribunal de Contas Estadual e diz respeito à prestação de contas.
O último inquérito é mais recente: subiu à Corte em dezembro de 2011.  O site do STF identifica como origem a Justiça Federal.  Esse inquérito tem um corréu, identificado pelas iniciais F. das C. de S. R.  Evidentemente se trata de alguém de nome Francisco das Chagas, mas confesso que não consigo identificar o personagem.

Sem comentários:

Enviar um comentário