quarta-feira, 5 de julho de 2017

EM LAJES >> Secretaria Municipal de Saúde, disponibilizará neste mês testes da linguinha e da orelhinha,

A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, bebê e close-upA Prefeitura de Lajes, através da Secretaria Municipal de Saúde, passará a disponibilizar neste mês de Julho, testes da linguinha e da orelhinha, exames que compõe a triagem Neonatal, para prevenção de agravos que afetam o desenvolvimento infantil. Os testes são exigidos para municípios que têm maternidade, como componente primordial do processo de avaliação neonatal. 

Dados obtidos sob pesquisa realizada pela FEMURN, afirmam que apenas 22% dos municípios do Estado realizam este tipo de avaliação, mesmo diante da obrigatoriedade. Alguns municípios mantém pactuações com maternidades de grande porte, ou realizam seus exames através de convênios particulares. Os testes são rápidos, indolores e subsidiam na obtenção de informações, no teste da orelhinha, sobre a integridade da via auditiva central; e no teste da linguinha, sobre a morfofisiologia adequada ao desenvolvimento das funções orais. 

O Prefeito Marcão e a Secretária de Saúde, Sâmara Figueiredo, comemoraram mais essa conquista, fato que transcorre de um enorme esforço de toda equipe da saúde. Os exames serão realizados a partir do dia 19 deste mês, pela Fonoaudióloga, doutora Emanuela Alves. Para maiores informações, a unidade básica de saúde Pedro Lopes será o centro de referências. 

Sem comentários:

Enviar um comentário