sexta-feira, 4 de agosto de 2017

Projeto Caatinga Potiguar >> Um trabalho importante para a preservação de nosso bioma


Por Paulo Henrique Marinho em sua página no Facebook

É com imensa alegria que compartilho o nosso segundo trabalho (link abaixo) fruto do meu mestrado e do Projeto Caatinga Potiguar - PCP (UFRN/WCS).
Estimating occupancy of the Vulnerable northern tiger cat Leopardus tigrinus in Caatinga drylands | Estimando a ocupação do Vulnerável gato-do-mato-pintado na semiárida Caatinga
Nesse trabalho levantamos dados de ocorrência do gato-do-mato-pintado (Leopardus tigrinus, uma espécie de pequeno felino ameaçada e pouco conhecida) utilizando armadilhas fotográficas em 10 áreas da, até então, desconhecida Caatinga do Rio Grande do Norte, especialmente do ponto de vista dos seus mamíferos. Com isso descobrimos, por um lado, que a espécie é amplamente distribuída e relativamente abundante na região, porém, por outro, que sua ocorrência é negativamente afetada pela proximidade de assentamentos rurais e dependente da disponibilidade de vegetação arbórea, cada vez mais rara na Caatinga devido à intensa ação humana.

Com essas informações sugerimos novas pesquisa e ações de conservação para a espécie, tais como a criação de unidades de conservação em áreas mais florestais da Caatinga e a implementação de ações efetivas de fiscalização, educação ambiental e assistência técnica em comunidades rurais para diminuir possíveis conflitos com a espécie.
Entre as pessoas que eu não pederia deixar de agradecer estão os co-autores deste trabalho (Daniel Bezerra, Marina Antongiovanni da FonsecaCarlos Roberto Fonseca e o incansável Eduardo Venticinque, Dadão), além dos nosssos outros companheiros de PCP (Alan, Damião OliveiraTito FilhoMaria Clara Bezerra), de parcerias ocasionais mas importantíssimas, e por último, mas igualmente importante, os resistentes e hospitaleiros moradores dos sertões do RN. Agradecido demais!
Espero realmente fazer com que esse "pedaço de papel" tenha um impacto prático e positivo nas acões de conservação, pesquisa e reconhecimento da Caatinga e sua biodiversiade como um patrimônio inestimável e essencial para o país e principalmente, para a qualidade de vida e orgulho dos seus moradores!
Para tudo isso contamos com o importante apoio do TFCA, Funbio, Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza e CEPAN.

Sem comentários:

Enviar um comentário