sexta-feira, 27 de abril de 2018

A LUTA PELA GARANTIA CIDADANIA >> Não é só no Dia do Índio que precisamos falar sobre a questão indígena


Não é só no Dia do Índio que precisamos falar sobre a questão indígena

Enquanto um milhão de brasileiros indígenas traçam estratégias de sobrevivência todos os dias, pouco sabemos sobre seus valores culturais e histórias.  Vamos avançar?

Entre a luta por territórios e a fuga de estereótipos, os povos indígenas enfrentam diariamente o desafios de resistência, preservação e reinvenção da própria cultura. Hoje, no Brasil, as estatísticas registram que cerca de 1 milhão de indígenas entre mais de 250 etnias diferentes ocupam 13,8% da nossa extensão territorial. O Dia do Índio, comemorado em 19 de abril, não é apenas mais uma data no calendário. Temos um longo caminho pelo direito à educação, saúde e representatividade da sociedade.

Questões indígenas em pauta

Há muito a aprender sobre as inúmeras histórias e complexidades que evolvem as questões indígenas. Na tentativa de esclarecer algumas delas, fizemos uma seleção de 10 livros (teóricos e interativos) com experiências etnográficas entre os povos, aldeias, suas tradições, manifestações culturais, lutas, que discutem genocídio, comercialização dos seus produtos, além do papel político da Fundação Nacional do Índio (Funai) na assistência da população. Conheça melhor as obras dedicadas ao conhecimento e à valorização da cultura indígena

Sem comentários:

Enviar um comentário