segunda-feira, 9 de abril de 2018

Hemocentro de Mossoró registra até 40 cadastros para doação de medula óssea por mês



Pra quem precisa de transplante de medula óssea cada cadastro a mais no banco nacional, é uma chance a mais de cura. De acordo com a última atualização feita em 2017, o Brasil está na 3º posição dos países com maior cadastro de doadores, o que corresponde a 4 milhões de brasileiros.
Em Mossoró, quem quiser fazer o cadastro basta ir ao Hemocentro Regional de Mossoró e para doar os requisitos básicos são: ter entre 18 e 54 anos de idade; estar em bom estado geral de saúde e não ter doença infecciosa transmissível pelo sangue.
“A probabilidade de um doador voluntário ser compatível, é de 100.000 para cada receptor. Nós cadastramos em média por mês de 30 a 40 doadores”, é o que afirma o Hemocentro de Mossoró, que para fazer o cadastro, colhe 5 ml do sangue do doador. Se a compatibilidade for confirmada quem fez o exame é consultado para confirmar se deseja fazer a doação.
A medula óssea é encontrada na coluna vertebral e, a partir dela, são produzidos glóbulos brancos, sangue e plaquetas. Doenças que afetam as células do sangue como leucemia, linfoma e anemia aplástica fazem com que o transplante de medula óssea seja necessário.
No transplante é feito a substituição da medula doente por uma saudável. Com isso, o paciente pode produzir novas células a partir da medula transplantada, trazendo assim uma maior chance de cura.

Sem comentários:

Enviar um comentário