segunda-feira, 6 de agosto de 2018

EXPLORAÇÃO >> Trabalho escravo: moda é o segundo setor que mais explora pessoas

NOTA DO BLOG: Aqui mesmo no RN e em muitas cidades pequenas como a nossa (Lajes), isso tem ocorrido, a partir  da falsa ideia de geração emprego, através das ditas "facções", que as Lojas Riachuelo tem espalhado pelo interior, onde podem encontrar mão-de-obra barata, falta de uma fiscalização séria, e sobretudo, apoio de quem tem pensamento de aproveitador para dessa forma explorar os trabalhadores(as) com o falso discurso da geração de emprego e tirar proveito político disso! Quem é de Lajes sabem muito bem quem age dessa forma...
Segue a matéria abaixo: 
Comprar roupas pode ser uma forma de investir na autoestima e, para alguns, representa até um momento terapêutico. No entanto, pouco se fala sobre a origem dos produtos comercializados. Grande parte dos itens é feita às custas de trabalho escravo e, muitas vezes, o consumidor não imagina ou não se importa com o que houve antes de obter a mercadoria final.
Segundo a pesquisa The Global Slavery Index 2018, da fundação Walk Free, divulgada recentemente, a moda é a segunda categoria de exportação que mais explora o trabalho forçado.
A moda fica atrás apenas do setor de tecnologia, no ranking de exploração. Em seguida, aparecem os ramos de cana-de-açúcar, peixe e cacau. A estatística foi desenvolvida em parceria com a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e a Organização Internacional de Migração (OIM).Na escravidão moderna, as vítimas trabalham em condições precárias e recebem valores indevidos. De acordo com o estudo, cerca de 40,3 milhões de pessoas estão nessa situação, das quais 71% são mulheres. No mundo, 24,9 milhões de indivíduos exercem profissões forçadamente.
O índice também mostra que as empresas envolvidas movimentam cerca de US$ 354 bilhões em exportação para os países do G20 – o grupo constituído por ministros de finanças e chefes dos bancos centrais das 19 maiores economias do mundo e da União Europeia.
Fundação Walk Free

A Walk Free foi criada com o objetivo de buscar informações e gerar dados sobre a escravidão moderna. Além disso, a instituição impulsiona ações de mudança nas legislações dos principais países, em prol de punições mais duras para quem explora mão de obra forçada.


Sem comentários:

Enviar um comentário