domingo, 23 de setembro de 2018

AS RELAÇÕES POTIGUARES COM A OBRA DE SAINT EXUPÉRY >> Conheça a história de um baobá em Natal que pode ter inspirado autor de 'O Pequeno Príncipe'


Antoine de Saint-Exupéry, que além de escritor também era piloto de avião, teria passado pela capital potiguar em julho de 1939. Foi quando, segundo historiador, ele teria se encantado com a árvore.

Nesta sexta-feira (21), quando se comemora o Dia da Árvore, também é dia de celebrar um dos símbolos mais curiosos de Natal: o ‘Baobá do Poeta’. E é sempre importante relembrar a história dessa árvore – que é de espécie rara e de origem africana - e que pode ter sido a fonte de inspiração para o escritor francês Antoine de Saint-Exupéry, autor do clássico ‘O Pequeno Príncipe’, publicado em 1943 nos Estados Unidos.


O Baobá do Poeta fica na Rua São José, no bairro Lagoa Nova, próximo ao cruzamento com a Avenida Alexandrino de Alencar, na Zona Leste de Natal. São 19 metros de altura e um tronco com mais de 6 metros de diâmetro.

Baobá do Poeta é uma espécie rara no Brasil e tem 19 metros de altura e 6 metros de diâmetro — Foto: Ricardo Araújo/G1
Baobá do Poeta é uma espécie rara no Brasil e tem 19 metros de altura e 6 metros de diâmetro — Foto: Ricardo Araújo/G1

O advogado, professor e poeta potiguar Diógenes da Cunha Lima, conta em seus escritos que Antoine de Saint-Exupéry, que além de escritor e ilustrador, também era piloto de avião, e que ele teria passado por Natal em julho de 1939 a caminho da Argentina. Foi quando o francês teria conhecido e ficado maravilhado com o baobá.

Outra evidência de que o baobá foi inspiração para O Pequeno Príncipe, são outras imagens que também estão no livro. Além do próprio baobá, desenhos de dunas, da estrela-cometa (que também é símbolo da capital potiguar) falésias e um vulcão (provavelmente o Pico do Cabugi), também ilustram a obra.E mais ainda: teria sido, inclusive, em homenagem a Saint-Exupéry, que a árvore foi batizada de ‘Baobá do Poeta'.

Em maio de 2009, o engenheiro francês François d’Agay, sobrinho de Saint-Exupéry, visitou Natal e foi até o baobá famoso. Na ocasião, o engenheiro disse que aquela era a primeira vez que conhecia um exemplar da árvore.

Abraço

Para celebrar a data, alunos do Instituto de Educação e Reabilitação de Cegos do RN visitaram a árvore nesta manhã e deram um abraço simbólico no baobá — Foto: Ediana Miralha/Inter TV Cabugi

Para celebrar a data, alunos do Instituto de Educação e Reabilitação de Cegos do RN visitaram a árvore nesta manhã e deram um abraço simbólico no baobá.

O baobá

O baobá (Adansonia digitata) é uma árvore da família das bombacáceas nativa de regiões tropicais da África. Pode viver mais de 2 mil anos e chegar a 20 metros de altura com um tronco gigantesco, que pode alcançar mais de 10 metros de diâmetro. A casca tem propriedades medicinais.

Fonte:  https://g1.globo.com/rn/rio-grande-do-norte/noticia/2018/09/21/no-dia-da-arvore-conheca-a-historia-de-um-baoba-em-natal-que-pode-ter-inspirado-autor-de-o-pequeno-principe.ghtml?utm_source=

Sem comentários:

Enviar um comentário