terça-feira, 25 de setembro de 2018

NECESSIDADE BÁSICA >> Menos de 20% das cidades do Rio Grande do Norte têm plano de saneamento


Resultado de imagem para IBGE Menos de 20% das cidades do Rio Grande do Norte têm plano de saneamento

Estudo aponta ainda que 105 municípios sofreram, em 2017, com epidemias causadas em razão da falta de serviços básicos de tratamento de esgoto
Menos de 20% das 167 cidades do Rio Grande do Norte têm um Plano Municipal de Saneamento Básico, divulgou Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O estudo aponta ainda que 105 municípios sofreram, em 2017, com epidemias causadas em razão da falta de serviços básicos de tratamento de esgoto.
O diagnóstico faz parte da pesquisa Perfil dos Municípios Brasileiros (Munic). O estudo investiga características em todas as 5.570 cidades do país, e apenas 41,5% têm políticas públicas relacionadas ao tema.
O plano é a principal ferramenta de planejamento e execução de políticas públicas nas áreas de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto, manejo de resíduos sólidos e gestão de rios urbanos.
O mecanismo foi criado em 2007, através da lei federal 11.445, que estipulou o marco regulatório do saneamento no país. Todas as cidades brasileiras tinham até 2013 para cumprir a medida, mas o prazo foi adiado por diversas vezes. O prazo atual é dezembro de 2019.
Segundo o levantamento do IBGE, apenas 33 municípios potiguares têm planos para o serviço de coleta e tratamento de esgoto. Deste total, apenas 10 deles têm Fundo Municipal de Saneamento Básico. Além disso, apenas 49 prefeituras potiguares têm órgãos responsáveis para o serviço de coleta de lixo.
As internações hospitalares de pacientes no Sistema Único de Saúde (SUS), em todo o país, por doenças causadas pela falta de saneamento básico e acesso à água de qualidade, ao longo de 2017, geraram um custo de R$ 100 milhões.
De acordo com dados do Ministério da Saúde, ao todo, foram 263,4 mil internações. O número ainda é elevado, mesmo com o decréscimo em relação aos casos registrados no ano anterior, quando 350,9 mil internações geraram custo de R$ 129 milhões.

Sem comentários:

Enviar um comentário