segunda-feira, 3 de setembro de 2018

AVANÇANDO >> Nova pesquisa aponta Haddad com 34% de votos se for "apoiado por Lula"



A pesquisa DataPoder360, divulgada na manhã desta quinta-feira (30), revela que 34% dos eleitores consideram a possibilidade de migrar os votos direcionados a Luiz Inácio Lula da Silva, candidato do PT, para o também petista Fernando Haddad, vice na chapa e apontado como sucessor do ex-presidente caso este tenha candidatura impugnada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A mudança na intenção de voto só ocorre quando o ex-prefeito de São Paulo é apresentado como “apoiado por Lula”.
Dividida em duas frentes, a pesquisa levantou o potencial de voto de cada candidato e, depois, a intenção de votos para a presidência. Apenas na primeira, Haddad foi considerado uma hipótese — o levantamento de intenção de votos não testou cenários sem a presença do ex-presidente Lula.
De início, os entrevistados foram questionados se “votariam com certeza”, “poderiam votar” ou “não votariam de jeito nenhum” nos candidatos; o percentual de votos “com certeza” de Haddad foi de 8%, embora, quando somado à “poderia votar”, o número sobe para 34%. Ao menos 52% não votariam “de jeito nenhum” no petista e 14% não sabem ou não responderam.
Já na pesquisa de intenção de votos para presidente, Lula lidera com 30%, seguido por Jair Bolsonaro (PSL), com 21%, Ciro Gomes (PDT), com 7%, Geraldo Alckmin (PSDB), com 7%, Marina Silva (Rede), com 6%, Álvaro Dias (Podemos), com 2%), Cabo Daciolo (Patriota) e Henrique Meirelles (MDB), ambos com 2%, e Guilherme Boulos (PSOL), João Amoêdo (Novo), Vera Lúcia (PSTU), Goulart Filho (PPL) e Eymael (DC), todos com 1%. O total de votos nulos é de 14%, enquanto 4% dos entrevistados não respondeu ou não tinha candidato.
O levantamento do DataPoder360 entrevistou 5,5 mil pessoas por meio de telefones fixos e celulares entre os dias 24 e 27 de agosto. Foram atingidas 329 cidades em todas as 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais.

Sem comentários:

Enviar um comentário