quinta-feira, 27 de dezembro de 2018

ALGUÉM PASSE ESSA INFORMAÇÃO PARA O COISO >> Brasileira negra ganhou prêmio internacional de dessalinização da água

image.png

O presidente eleito Jair Bolsonaro disse que vai negociar projeto de dessalinização de água em Israel, desconhecendo diversas iniciativas brasileiras nesse sentido.
De acordo com matéria da jornalista Suzana Camargo, do site Conexão Planeta, “Nadia criou um sistema de dessalinização e filtragem de água, usando o grafeno. Com o dispositivo, seria possível garantir o acesso à água potável para milhões de pessoas, além de reduzir os gastos com energia e a pressão sobre as fontes hídricas”.
Ainda segundo o site, o grafeno é considerado uma matéria-prima revolucionária. Trata-se de um “derivado do carbono, extremamente fino, flexível, transparente e resistente (200 vezes mais forte do que o aço). Considerado excelente condutor de eletricidade, é usado para a produção de células fotoelétricas, peças para aeronaves, celulares e tem ainda outras tantas aplicações na indústria.
Nadia foi premiada na competição Global Graphene Challenge Competition 2016, promovida pela empresa sueca Sandvik, que busca soluções sustentáveis e inovadoras ao redor do mundo.  A engenheira brasileira já tinha participado do programa do governo federal Ciências Sem Fronteiras, quando estudou durante um ano na Universidade de Manchester, na Inglaterra.
Dessalinização

O presidente eleito Jair Bolsonaro disse nesta terça-feira (25) que vai negociar projeto de dessalinização de água em Israel. A medida foi duramente criticada por mostrar desconhecimento de diversas iniciativas brasileiras nesse sentido.
Desde 2004 o Programa Água Doce (PAD) do Ministério do Meio Ambiente vem instalando sistemas de dessalinização de água salobra nos 9 estados do Nordeste e MG.

Sem comentários:

Enviar um comentário