segunda-feira, 19 de novembro de 2018

Calor Provoca Surgimento de Escorpiões Dentro das Casas – Previna-se!

Os escorpiões que muitas vezes ocupam áreas externas como bueiros e terrenos baldios, invadem as casas no verão para se esconder em lugares escuros e úmidos.

Locais que acumulem material, como dispensas, armários, quintais, favorecem o aparecimento do bicho, pois estes locais contribuem para o surgimento de insetos, como baratas e gafanhotos, alimento preferido dos escorpiões.

 A espécie mais venenosa!

O mais comum visto nas casas – o escorpião amarelo (Tityus serrulatus) – tem entre 6 e 7 centímetros de comprimento e é considerado o mais venenoso da América do Sul. O seu veneno pode ser letal em crianças e idosos. E muita atenção: eles andam em pares. Portanto caso se deparar com um, se prepare, porque ainda tem outro por aí.

Uma medida comum que as pessoas tomam para se proteger dos escorpiões é colocar bloqueadores de pano nas portas e também redes nos ralos, mas a medida não é comprovadamente segura.

Veneno para inseto mata escorpião?

Não. Na verdade, o veneno causa um efeito contrário, atiça-os para fora de suas tocas e ainda faz com que eles se reproduzam mais rapidamente, lançando de 20 a 30 filhotes no ambiente.

Prevenção é a solução!

Como o veneno de insetos não funciona e você não quer correr o risco de enfrentar um, o melhor mesmo é evitar o acúmulo de lixo e entulho dentro e se possível, ao redor da sua casa.

Ande sempre calçado e mantenha sua casa limpa e livre de sujeira. Coisas simples fazem muita diferença, portanto anote outras dicas:

– Evite deixar louça na pia da cozinha;

– Retire o lixo do banheiro diariamente;

– Tampe todos os buracos não usados da casa: tomadas, conexões de telefone, ralos e pias. Assim você evita o surgimento de baratas e outros insetos, que são a principal fonte de alimentação dos escorpiões.


– Mantenha camas e berços afastados pelo menos 10 cm da parede;

– Evite que lençóis e mosquiteiros de berço toquem o chão;

– Se tiver jardim em casa, mantenha-o sempre aparado e bem cuidado;

– Despeje água sanitária semanalmente nos ralos;

– Antes de se vestir, bata os sapatos, luvas, bolsas, etc. Sacuda as roupas (inclusive as de cama) para ver se não existem escorpiões dentro.

– Use galhos secos de lavanda ou sementes nas janelas, portas e gavetas. Escorpiões não gostam do cheiro.

Fui picado… e agora?

Caso você tenha sido picado por um escorpião, imediatamente tome as seguintes ações:

Limpe o local com água e sabão;

Não aplique nenhum tipo de substância sobre o local da picada (álcool, ervas, etc);

 Não amarre ou faça curativos que fechem o local;

Procure orientação médica imediata;
Se possível, capture o animal e leve-o ao serviço de saúde para a identificação do escorpião causador do acidente.

Informações adicionais

Em caso de ataque, ligue para 0800 6446 774 — Centro de Informação Toxicológica (orientação de primeiros-socorros em casos de acidentes);

Recomendamos a leitura desse manual do Ministério da Saúde sobre controle de pragas urbanas, em específico – o escorpião: Manual de Controle do Escorpião

Compartilhe com seus amigos para que todos tenham cuidado !

Sem comentários:

Enviar um comentário