quinta-feira, 6 de junho de 2019

IFRN CAMPUS LAJES: TECNOLOGIA A FAVOR DA INCLUSÃO >> Servidor e estudantes produzem conteúdo educativo em Libras

A imagem pode conter: 1 pessoa, texto
📌 Objetivo é permitir o acesso de surdos a temas de relevância para a cultura e a ciência
📌 Trecho da produção audiovisual em libras, disponibilizado no Youtube
➡️ O Campus Lajes do IFRN acaba de lançar na rede mundial de computadores produção audiovisual de inclusão, coordenada pelo servidor Leonidas Cândido Araújo. O material produzido pode ser acessado no canal do Youtube FRN Lajes - Tradução Libras. 
O primeiro vídeo educativo foi feito em libras com o tema "eletricidade". O objetivo é produzir e disponibilizar material educativo com acesso para alunos surdos, contribuindo com os processos de inclusão social desses cidadãos.
📢 👨🏻 Entre os desafios para a produção de conteúdo, Leonidas aponta a dificuldade para levantar os equipamentos necessários, uma vez que a área audiovisual não integra o foco tecnológico do Campus Lajes. Ainda assim, o servidor pretende dar continuidade ao projeto: "espero permanecer disponibilizando materiais com maior frequência. Também almejamos disponibilizar traduções de outras disciplinas, mas mantendo o foco na utilidade desse material para a comunidade surda".
📌O Campus Lajes conta com projeto de Extensão "Libras para os surdos em Lajes", sob coordenação de Leonidas. O enfoque do projeto é fazer um levantamento dos surdos, no município, e cadastrá-los para realizar acompanhamentos focados nesse grupo. "No projeto contamos com a ajuda de cerca de 50 alunos voluntários. Entre eles, tivemos estudantes que participaram dos testes de produção do vídeo em libras, em específico, a aluna Daniela Soares, que contribuiu fazendo os subtítulos", destaca o servidor.
Fonte: Página do IFRN Campus Avançado Lajes no Facebook

Sem comentários:

Enviar um comentário