segunda-feira, 3 de junho de 2019

Bispos da CNBB Regional Nordeste 4 visitam comunidades e famílias impactadas pelos projetos econômicos do Piauí

Nos dias 27 e 28 de maio de 2019, os Bispos do Regional Nordeste 4, acompanhados de alguns presbíteros e leigos das oito dioceses do Piauí visitaram comunidades e famílias impactadas pelas grades projetos econômicos do Estado do Piauí localizados nos municípios de Paulistana, Simões, Curral Novo do Piauí, Betânia do Piauí e Marcolândia. Também estiveram presentes, representantes da Cáritas Brasileira Regional, Comissão da Pastoral da Terra (CPT) e representantes do Governo do Estado do Piauí.
A visita teve inicio nas comunidades de Contente e Barro Vermelho, município de Paulistana – PI. Na ocasião, as famílias falaram do sofrimento e prejuízos causados pela construção da Ferrovia Transnordestina. Além disso, destacaram os descontentamentos pela ausência das indenizações justas pelos prejuízos .
No início da noite do primeiro dia, houve a Missa na comunidade de Serra Vermelha, com a participação das comunidades circunvizinhas. Após o ato litúrgico, Dom Plínio José Luz da Silva, Bispo Diocesano de Picos, ressaltou a relevância pastoral da presença dos Bispos do Piauí na região e partilhou algumas experiências pessoais, desde a percepção dos primeiros impactos até os atuais. No final da Celebração, os Bispos seguiram para cidade de Curral Novo do Piauí onde foram recebidos por grande parte da população que esperava-os na entrada da cidade.

No dia seguinte, bem cedo, seguiram para comunidade Baixio dos Belos, município de Curral Novo do Piauí, região onde existe grande quantidade de minério de ferro no subsolo e onde as empresas de mineração já começaram a agir. Após a Missa que foi transmitida pela Rádio Educativa de Picos Cultura FM, deu-se início a escuta os depoimentos do povo, seguidos das intervenções dos Bispos, da vice-governadora, Regina Sousa e de pessoas ligadas aos movimentos sociais.
À tarde do mesmo dia, a visita continuou no povoado Vila do Mel, município de Betânia do Piauí. Na ocasião, a superintendente da a Secretaria do Planejamento do Estado do Piauí (SEPLAN), Rejane Tavares, apresentou uma pesquisa feita no território da Serra do Inácio, dando informações acerca das famílias ali residentes e também dos encaminhamentos da pesquisa realizada pelo GT Romaria da Terra no período, na Rota I, de 11 a 17 de abril próximo passado, nos municípios de Pio IX, Caldeirão Grande, Marcolândia, Simões, Curral Novo do Piauí, Paulistana e Caridade do Piauí. Também apresentou proposta de continuidade dos trabalhos do mesmo GT a ser definida em reunião na SEPLAN, em Teresina, no próximo dia 10 de junho, às 09:00 h. A visita foi concluída na cidade de Marcolândia, com um jantar oferecido pela Paróquia São Cristóvão.
vejas mais fotos no link : fotos 

Sem comentários:

Enviar um comentário