sábado, 6 de junho de 2015

DESTAQUE MUNDIAL >> BRASIL É REFERÊNCIA NO COMBATE À FOME

O ex-presidente Lula defendeu que a causa não é a falta de alimento, mas a falta de recursos. Durante discurso na Expo 2015, em Milão, reassumiu o compromisso de lutar para acabar com a fome no continente africano até 2025.

A Exposição é uma grande referência para países em todos os continentes. Na última edição recebeu 73 milhões de visitantes e este ano traz a discussão sobre a fome no mundo.

Lula foi convidado para expor sobre o exemplo que foi implantado no país. A Organização das Nações Unidas (ONU) retirou Brasil do mapa da fome e avaliou que este progresso se deu por três pilares principais. Redução da desigualdade, empoderamento das mulheres e a qualidade dos programas de transferência de renda. Assim também defendeu o ex-presidente.

Em seu discurso, explicou o funcionamento do programa Fome Zero e do Bolsa Família exigiam responsabilidades dos beneficiários, como manter os filhos na escola, levá-los para vacinar e, no caso das gestantes, acompanharem a gestação com pré-natal. Além disso, esclareceu que o programa dava às mulheres a prerrogativa de retirar o dinheiro, já que são elas que assumem maiores responsabilidades sobre os filhos.

Papa Francisco também foi convidado e enviou mensagem chamando atenção para o combate à fome. “O meu desejo é que esta experiência permita aos empresários, comerciantes e estudiosos, sentir-se envolvidos em um ‘grande projeto de solidariedade’.”

Apesar da não divulgação pela grande imprensa, o jornalista Paulo Moreira Leite produziu ótimo texto sobre o sucesso do Brasil representado na feira internacional. Recomendo. http://paulomoreiraleite.com/2015/06/04/1240/

Sem comentários:

Enviar um comentário