quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

E A CHUVA ESTÁ CHEGANDO >> Ontem, 16 de fevereiro, tivemos uma boa chuva em nossa cidade e também em toda Região Central

  

Como sempre acontece, o período de carnaval além de sinônimo de festa, também sempre é sinônimo de chegada das chuvas e esse ano não foi diferente. Na tarde de ontem, terça-feira, ela chegou trazendo alegria e esperança para nosso sertão. E, conforme tem mostrados as previsões meteorológicas, nos próximos dias essas chuvas continuarão a cair e até com uma certa intensidade.  

As notícias são de que essa chuva atingiu todas as regiões do nosso município. Já com relação a zona urbana tivemos um índice de 24,3 milímetros, conforme estação pluviométrica da EMPARN instalada na Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.

E no interior após esses momentos de início das chuvas já  começamos a ver os agricultores animados, cheios de esperança e se organizando para iniciarem o cultivo de sua terra.

No RN as chuvas em janeiro ficaram abaixo da média esperada

Gilmar Bristot, meteorologista da EMPARN explica que nos últimos três anos (2017-2020) as águas do Atlântico Sul, nos meses de janeiro e fevereiro, apresentaram temperaturas acima do normal o que provocou chuvas nestes dois meses, acima do normal. “Então o sertanejo, o natalense se acostumou com as chuvas em janeiro e fevereiro- o que não é o esperado acontecer. O esperado é que a Zona de Convergência que trás chuvas para o sertão de fevereiro à maio atue nos meses de março e abril- que são os meses que mais chove aqui no Nordeste.  Então em 2021 a expectativa é da atuação da zona de convergência nos meses de março e abril”, disse.

O meteorologista prevê o início das chuvas a partir de meados de fevereiro início de março no interior do estado, começando pela região do Alto Oeste e chegando depois na região do Agreste. “A expectativa para fevereiro é das chuvas próximo da normalidade”, considerou

Próximos dias

Até domingo (21), a previsão é de céu parcialmente nublado a claro em todas as regiões com pancadas de chuvas devido a circulação do ar favorável em altos níveis da atmosfera, que favorecem a entrada de umidade sobre a região e a consequente formação de chuvas sobre o Estado. “É previsto que ocorram chuvas espalhadas por todas as regiões e o início da atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), para o próximo final de semana”, avaliou Bristot.

Reunião Climática

Na próxima terça-feira (23), meteorologistas dos centros de pesquisa da região Nordeste, do Centro de Pesquisa Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/INPE), Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e da Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme), além de técnicos em áreas ligadas ao monitoramento de chuvas e da seca se reunirão em conferência online para Análise Climática para o Semiárido do Nordeste Brasileiro- período de março a maio de 2021. “A reunião irá durar o dia inteiro e nos dias seguintes iremos divulgar a previsão para o período”, disse Bristot, organizador do evento.

Fonte: EMPARN/ASSECOM

Sem comentários:

Enviar um comentário