terça-feira, 16 de fevereiro de 2021

EM LAJES >> Professores contestam a forma de instituição do "novo" Conselho Municipal de Educação pela atual gestão municipal

Ontem, 15 de fevereiro, fomos surpreendidos com um publicação nas redes sociais da prefeitura de Lajes, comunicando sobre a instituição de um "novo" Conselho Municipal de Educação. Porém, para que isso possa acontecer e tenha a VALIDADE EXIGIDA POR LEI, faz-se necessário que todos os ritos e prazos democráticos venham a ser cumpridos, devidamente esclarecidos e, sobretudo, publicitados.

Mediante tal situação, enquanto profissionais da Educação, já estamos nos mobilizando e articulando o Sindicado dos Trabalhadores em Educação (SINTE/LAJES), para que essa entidade busque posicionar-se sobre esse ato antidemocrático realizado pela atual gestão municipal.

Afirmamos isso em virtude dos critérios de escolha para as representações dos segmentos que compõem o referido conselho não terem ocorrido dentro do que rege a legislação, pois não tivemos conhecimento de nenhuma assembleia de algum desses segmentos para assim legitimarem os nomes apresentados para essa "nova composição".

Reproduzo abaixo a postagem da atual vereadora e ex-secretária de Educação de Lajes/RN, a prof.ª Irene Martins, que usou sua página no Facebook para externar sua indignação com a Portaria 130/2021, emitida pelo Gabinete do Prefeito que de uma hora para outra resolveu instituir um "novo" Conselho Municipal de Educação, sem que tenha havido os procedimentos legais e democráticos exigidos por lei.:

"Venho aqui em forma de repúdio descrever um sentimento que nem sei dá o nome. Em pleno século 21 estamos num retrocesso na nossa querida cidade. Acabo de ver a eliminação de um conselho instituído legalmente.

Órgão autônomo, deliberativo, fiscalizador , normativo de fundamental importância para educação, criado por Lei e, simplesmente deixa de existir, nenhuma satisfação.

Onde estamos? Onde iremos ?

Cidade sem Lei, sem participação popular.

Antidemocrático.

REPUDIO tudo isso."

Por Francisco Canindé Rocha da Silva - Profº da Rede Pública em Lajes/RN

Sem comentários:

Enviar um comentário