quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Boas práticas de gestão rendem prêmios no RN

Fonte: Jornal Tribuna do Norte

A produção anual de 200 mil litros de cachaça artesanal de alambique, associada a boas práticas de gestão, levou a Agroindustrial Extrema ser uma das vencedoras da etapa estadual do Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas - MPE Brasil 2011. A cachaçaria venceu a premiação na categoria Agronegócio e ainda conquistou o troféu Destaque Responsabilidade Social pelo trabalho desenvolvido no Engenho Extrema, no município de Pureza. O empreendimento dividiu o pódio com outras seis empresas. A solenidade de entrega do prêmio no Rio Grande do Norte foi realizada ontem, no Olimpo Recepções.

A Cia do Boné, da cidade de São José do Seridó, levou o prêmio na categoria Indústria. Já a Focar Gestão da Qualidade e Treinamento, de Mossoró, conquistou o troféu na categoria Serviços e a Pharman Farmácia de Manipulação, de Assú, venceu na categoria Comércio. As empresas campeãs das categorias Serviços de Tecnologia da Informação e Serviços de Educação foram Cortez On Line Provedor de Internet (São José de Mipibu) e o Colégio Fênix (Parnamirim). A Econat Sociedade Simples recebeu o troféu Destaque Inovação.

Esses premiados passam a ser reconhecidos como exemplos de gestão alinhados aos princípios da excelência mundial. Nesta edição, o MPE Brasil teve 1.246 inscritos no Rio Grande do Norte. "Ao promover essa premiação, o Sebrae espera reconhecer os esforços dos empreendedores potiguares que investiram em tecnologia para o aprimoramento da gestão do seu negócio e, ao mesmo tempo, estimular os setores produtivos a permanecerem competitivos no mercado", declarou o diretor superintendente do Sebrae-RN, José Ferreira de Melo Neto, sobre a importância do prêmio. A coordenadora de projetos do Movimento Brasil Competitivo, Nikelma Moura, também prestigiou a solenidade.

Os empreendimentos vencedores foram avaliados de acordo com os oito critérios de excelência em gestão da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ): Liderança, Estratégias e Planos, Clientes, Sociedade, Informações e Conhecimento, Pessoas; Processos e Resultados. Mais 1.230 empresas foram analisadas segundo esses parâmetros e 13 delas receberam visitas técnicas. Dessas empresas classificadas, nove foram finalistas. As sete campeãs da etapa estadual vão disputar com os vencedores dos demais estados e do Distrito Federal à etapa nacional do MPE Brasil, prevista para ser realizada no primeiro trimestre de 2012, em Brasília (DF).

Participaram do MPE Brasil micro e pequenas empresas com receita bruta anual de até R$ 2,4 milhões e com pelo menos um ano fiscal. A proposta é reconhecer as experiências que promovem aumento da produtividade nos negócios por meio da disseminação de conceitos e técnicas de gestão. O Prêmio MPE Brasil é promovido pelo Sebrae, Rede de Cooperação Brasil+ e Movimento Brasil Competitivo (MBC), em parceria com a Gerdau e Petrobras e apoio da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).

Sem comentários:

Enviar um comentário