sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

O natal sem Deus ou o Mercado contra o sagrado

Fonte: site Carta Potiguar

As maiores árvores de natal dos shoppings Midway e Natal Shopping não possuem ícones religiosos. A observação foi feita há poucos dias. Há pouco tempo as árvores de natal apareciam acompanhadas de presépios e alguns outros ícones “sagrados” como anjos, vaquinhas, carneirinhos etc. Na realidade este tipo de representação ainda pode ser visto em muitos locais. A prefeitura de Bahia Formosa (município do nosso estado), por exemplo, ao retratar o natal encarregou-se de montar um presépio que tem o devido significado da data 25 de Dezembro (nascimento de Cristo – em teoria, pelo menos).
 
Retratar a tradição parece não ser o interesse do Mercado. A tradição vende pouco e não incentiva o comércio como o Papai-noel. Para o Mercado é bem mais interessante comemorar, no dia 25 de Dezembro, o dia do Papai-noel e não do nascimento de Cristo.

É o mercado contribuindo para a “dessacralização” do natal. Continuar como as coisas estão, em certo futuro, o natal será uma festa pagã e poucos lembrarão que o motivo de seu surgimento devia-se ao nascimento de um cara aí que foi importante na história da humanidade. Enfim, é isso.

Sem comentários:

Enviar um comentário