terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Cultura

Feira Internacional de Artesanato mostrará diversos trabalhos no Centro de Convenções

Fonte: site Na boca do Mundo

Trabalhos manuais de todo tipo - e das mais diferentes culturas - em um mesmo lugar. A Feira Internacional de Artesanato (Fiart) mais uma vez reúne no Centro de Convenções de Natal, de 20 a 29 de janeiro, produtos artesanais do Rio Grande do Norte e de diversos estados brasileiros, assim como de outras nacionalidades.

Devido a variedade de produtos, fica difícil apontar algum destaque. A dica é chegar cedo pra dar tempo de circular e ver o máximo de coisas. A feira ocupa um espaço de 7.500 m², onde 385 estandes ficam distribuídos, e atrai nos dez dias uma média de 68 mil visitantes - brasileiros e estrangeiros. Por estes números, é o maior evento turístico do verão potiguar.


O RN tem uma grande participação na Fiart, que nesta 17ª edição vem com o tema “Artesanato: instrumento de transformação, criatividade e riqueza!”. No espaço Salão dos Mestres, por exemplo, os principais artesãos do Estado transformam matéria prima em arte na hora, para brasileiros e estrangeiros verem.

Comida, diversão e arte

O artesanato é a estrela da Fiart, mas há muito mais para se ver nos dez dias do evento. O desfile de moda artesanal e a mostra de danças juninas são algumas das atrações. Também fazem parte da programação apresentações de danças folclóricas e contemporâneas, números circenses (palhaços e malabaristas), música popular e erudita.

Pra quem gosta de literatura de cordel e de contos e causos, tem o “Cantinho da Cultura Popular”. Na Fiart, também é possível conhecer um pouco das tradições dos índios, seja por meio de seus produtos, expostos na feira, ou através da mostra de rituais indígenas, apresentados por tribos de várias regiões do Brasil.

Ainda haverá praça de alimentação, guarnecida com uma grande variedade de comidas típicas. Também na parte gastronômica, vai acontecer a 6ª mostra regional de cachaça artesanal.

Sem comentários:

Enviar um comentário