quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Lazer e segurança

Praia do Meio lidera ocorrências de afogamentos em 2011

Fonte: Jornal Tribuna do Norte

Em 2011, a Central de Gerenciamento de Emergência e Defesa Civil (CEGEDC) do Corpo de Bombeiros Militar do RN (CBMRN) registrou um total de 255 ocorrências na faixa litorânea que liga as praias de Pipa a Touros.

Segundo os dados estatísticos apresentados pelos bombeiros, a praia do Meio, com 94 ocorrências, foi a que mais exigiu dos trabalhos dos guarda Vidas da Corporação, seguida por Buzius (51), Redinha Nova (20), praia do Forte (13), Ponta Negra (12), entre outras.

Foi registrado um total de 157 salvamentos aquáticos, sendo eles na praia do Meio (74), Buzius (46), Redinha Nova (7), praia do Forte (5) e Ponta Negra (4).

De acordo com a CEGEDC, ainda foi registrado 12 afogamentos, sendo oito deles no mar. As mortes por afogamentos aconteceram na Praia do Meio (2), Redinha (2), Buzius (1), Camurupim (1), praia do Forte (1) e um registro no litoral sul, em praia não identificada pelo relatório. Os demais afogamentos seguidos de morte, registrados pelos bombeiros, ocorreram em lagoas e rios da região, como nas lagoas de Arituba e Jacumã.


Outros 23 corpos foram resgatados em meio líquido pelos guarda vidas e mergulhadores do CBMRN. Neste caso, como não há condições de comprovar, inicialmente, os motivos que levaram estas pessoas a óbito fica registrado no CBMRN como ocorrência do tipo "busca de cadáver em meio líquido", cabendo ao ITEP identificar as causas das mortes.

Ocorrências no interior

Os bombeiros ainda registraram 06 salvamentos aquáticos e 05 afogamentos, seguidos de morte, na região oeste.

No seridó os bombeiros identificaram 02 óbitos por afogamento no ano passado.

Dados adicionais

O Corpo de Bombeiros Militar conta com 90 guarda vidas ostensivos no litoral, barragens e açudes do RN, sendo 60 na região metropolitana, 20 em Tibau do Norte (oeste potiguar) e 10 em Caicó (seridó).

Sem comentários:

Enviar um comentário