quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Economizando não vai faltar

Verão faz consumo de água subir 30% no RN, diz Caern

Ítalo Souza - Especial para o Diário de Natal

O consumo de água aumenta em mais de 30% na grande Natal entre os meses de dezembro e março, graças ao calor constante e ao grande fluxo de pessoas que circulam pela região durante o verão. O consumo per capita (por habitante) tem chegado, em média, a 150 litros de água por dia, mas existem áreas na cidade onde o consumo atinge 400 litros/dia, quando a média nacional é de aproximadamente 132 litros por habitante. Os dados são da ompanhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern).

Essas áreas se concentram, sobretudo, nas zonas Leste, Oeste e Sul. Uma comparação realizada anteriormente nesta mesma época do ano, revelou um salto de consumo que passou de cerca de 700 milhões de metros cúbicos em dezembro de 2010 para mais de 1 bilhão de metros cúbicos em janeiro de 2011, números que confirmam o aumento de consumo nessas áreas.

 
Em relação à Zona norte, os dados do consumo apresentam-se incompletos pela falta pertinente de hidrômetros em um grande número de residências. No último ano, a região recebeu 7.366 aparelhos para a medição e registro do consumo de água dos moradores, número ainda insuficiente para o crescimento vertiginoso no número de moradias no local.

Praias

Haja vista o crescimento do consumo por causa do maior fluxo de pessoas no litoral potiguar, sobretudo durante os meses de janeiro e fevereiro, a Caern reforçou o atendimento e o plantão, colocando mais operadores nas praias de Pipa, Tibau do Sul, Pirangi do Sul, Baía Formosa e Barra do Cunhaú, em Canguaretama.

Nas praias do Litoral Sul da região metropolitana de Natal, por exemplo, a Companhia tem cerca de 7.500 ligações prediais cadastradas, atendendo normalmente, na maior parte do ano, a uma população estimada em 30 mil pessoas. A produção de água naquela região é de 510 mil litros de água por hora, o equivalente a 12 milhões de litros por dia, o suficiente para abastecer cerca de 80 mil pessoas, número que chega a ser ultrapassado com o aumento na população temporária na região quando se observam os picos de até 100 mil pessoas entre visitantes, moradores e turistas que se instalam nesta região litorânea.

Dicas para economizar

- Oriente sua família a executar atividades como escovar os dentes, lavar os pratos ou fazer a barba, fechando a torneira sempre que não for utilizar a água.

- Ao lavar roupa na máquina, utilize a carga máxima permitida, evitando assim o desperdício de água, sabão e energia elétrica.

- Troque as lavagens casuais de calçada e carro com mangueira pelo uso do balde.

- Por último, lembre-se sempre se fechar bem as torneiras ao sair de casa antes de viajar.

Sem comentários:

Enviar um comentário