sábado, 6 de outubro de 2012

Ibope: Hermano cai, Mineiro cresce e eleição para prefeito de Natal pode ir para o 2º turno

 

Ex-prefeito lidera, mas vantagem não garante primeiro turno. A terceira pesquisa do Ibope relativa às eleições para prefeito de Natal, encomendada pela InterTV/Cabugi e divulgada na noite desta sexta (5), mostra que a eleição em Natal poderá ir para o segundo turno.

O candidato do PDT, Carlos Eduardo Alves, manteve os mesmos 44% dos votos totais registrados pelos dois primeiros levantamentos. Hermano Morais (PMDB) caiu de 21% para 18%, enquanto Fernando Mineiro (PT) subiu de 9% para 13%, o que compensa a queda do peemedebista e deixa a soma dos demais candidatos próxima às intenções de voto de Carlos Eduardo.

Rogério Marinho (PSDB) se mantem num distante quarto lugar, com 7%. Robério Paulino (PSOL) oscilou de 2% para 3% em relação à pesquisa anterior. Roberto Lopes (PCB) aparece com 1%. Brancos/nulos/não sabe totalizam 14%.


Assim, Carlos Eduardo tem 51,16% dos votos válidos, uma pequena queda em relação à pesquisa divulgada há duas semanas, em que aparecia com 52,3%. Hoje a soma dos demais candidatos chega a 48,84%, ainda insuficiente para levar a eleição ao segundo turno. Porém, como a margem de erro da pesquisa é de 3 pontos para mais ou para menos, a situação está indefinida.

Na primeira pesquisa do Ibope, publicada em 5 de setembro, Carlos Eduardo tinha 60% dos votos válidos, 10 pontos a mais do que o necessário para vencer em primeiro turno. Na segunda, divulgada em 21 de setembro, ele caiu para 52,3%, contra 47,7% da soma dos adversários.

Carlos Eduardo e Hermano Morais estão empatados no quesito rejeição, com 30% cada. Mineiro vem em seguida com 22%, Rogério tem 21%, Roberto Lopes 19% e Robério Paulino 16%.

Num possível segundo turno, Carlos Eduardo Alves teria 50% dos votos, contra 29% de Hermano Morais, 16% de brancos e nulos e 5% que não sabem. Isso significa que o pedetista teria 63,3% dos votos válidos, contra 36,7% de Morais.

Fonte: Jornal de Fato

Sem comentários:

Enviar um comentário