terça-feira, 11 de março de 2014

Educação Estadual:A que ponto chegamos >> Coordenador do SINTE/RN é agredido por policiais militares quando participava de protesto na SEEC



O coordenador geral do SINTE/RN José Teixeira foi agredido fisicamente por policiais militares enquanto participava de protesto na SEEC. A violência aconteceu no início da tarde desta segunda-feira (10). Ao tentar sair do Gabinete da Secretária Betânia Ramalho, um policial agarrou o professor pela gola e lhe desferiu um soco no rosto que o levou ao chão.

Teixeira teve a testa cortada e uma torção no pé. Depois da agressão tanto José Teixeira quanto a coordenadora Fátima Cardoso, foram levados por uma viatura da polícia até a 5ª Delegacia de Polícia de Natal. O coordenador havia ficado trancado após a ocupação da Secretaria, em protesto contra o corte no ponto dos trabalhadores em educação em greve.

O protesto foi pacífico o tempo todo. No entanto, os representantes do governo Rosalba Ciarlini(DEM) trataram de chamar o aparato policial. Em um primeiro momento chegaram policiais armados com pistolas, logo depois outro grupo desta vez com metralhadoras e finalmente a tropa de choque.

Através de contato telefônico a coordenadora do Sinte-RN desabafou: "Não entendo o porquê disso, nossa manifestação foi totalmente pacífica e estamos sendo tratados como criminosos".

O fotógrafo da assessoria de comunicação do Sinte-RN, Lenilton Lima, conseguiu registrar o exato momento da agressão e classificou o ato como uma covardia: "Bateram em um professor armado apenas com uma caneta e um apito", afirmou. 


"Precisamos reagir a este ataque do governo"

Se pelo menos 1/3 da nossa categoria estivesse lá hoje, pelo menos em solidariedade aos professores e professoras que tiveram seus salários cortados, talvez a cena tivesse sido outra. Só entramos na SEEC porque forçamos a entrada, fomos impedidos (as) de entrar na governadoria, não fomos recebidos (as) e ainda o coordenador geral do SINTE-RN Jose Teixeira, foi duramente agredido, simplesmente por está no gabinete da secretaria para forçar uma audiência, demos um apito para ele e quando demos conta, um policial deu uma gravata em Zé e na sequencia um soco, gente, apenas estávamos reivindicando o cumprimento dos 2 PL,s e seu envio imediato a AL, para ser votado em caráter de urgência, bem como a devolução imediata dos salários dos professores (as) pq a greve não FOI DECRETADA ILEGAL. Não vamos retornar para salas de aulas até que os 2 últimos PL,s do acordo, eram 5, sejam aprovados e salários devolvidos. 
Agora é organização, resistência e enfrentamento a este governo. Dito isto PARABÉNS AOS GUERREIROS (AS) QUE ALI ESTAVAM E SÓ FORAM quando o companheiro Jose Teixeira foi liberado, a esses meus mais profundo respeito e admiração pela demonstração de consciência de classe, aos demais, meu respeito tb, mas sobretudo sede de indignação, resistência e luta para que jamais tal prática abusiva de um determinado governo, qualquer governo, seja permitida. Compartilho aqui os registros do companheiro Sérgio Ricardo a respeito do modo como o governo trata a nossa categoria. Professoras e professores UNI-vos a luta. ‪#‎Resistir‬ ‪#‎Enfrentar‬ ‪#‎Ocupar‬ ‪#‎PL‬,s ‪#‎Valorização‬ ‪#‎Respeito‬ Jose Teixeira, Fátima Cardoso Cardoso, Rômulo Arnau
Do momento da condução em veículo da polícia para a delegacia até a chegada dos companheiros parlamentares, advogados, apoiadores, grevistas,... todos perplexos com a prisão da vítima o coordenador do SINTE-RN José Teixeira.

Sem comentários:

Enviar um comentário