sábado, 15 de março de 2014

Boa notícia >> Armando Ribeiro aumenta 2 centímetros em 24 horas

Barragem recebeu 1,8 milhão de metros cúbicos de água
Com capacidade para armazenar 2,4 bilhões de metros cúbicos de água, a Barragem Engenheiro Armando Ribeiro Gonçalves, na região do Vale do Açu, aumentou seu volume em 1,8 milhão de metros cúbicos de água com as últimas chuvas.

O monitoramento do reservatório é do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS). Em função dos últimos anos de invernos fracos, o maior reservatório de água doce do RN chegou ao nível mais baixo, desde sua primeira sangria em 1985.

Na última quinta-feira, dia 13, o maior reservatório de água doce no Rio Grande do Norte estava com 772,272 milhões de metros cúbicos e às 7h desta sexta-feira, 14, estava com 774,296 milhões de cúbicos de água. Ou seja, subiu de 32,19% de sua capacidade para 32,26%.

Em termos técnicos, estava na cota 42,56 e surgiu para a cota 42,58. A cota de sangria da barragem é 55. A olho nu, a barragem Engenheiro Armando Ribeiro Gonçalves subiu 2 centímetros.

A Barragem Armando Ribeiro, que tem 62 km de extensão e em alguns pontos chega a 15 km de largura. É responsável pelo abastecimento, através de sistema adutor, de pelo menos 35 cidades das regiões Seridó, Central, Vale do Açu, Médio Oeste e Serra do Mel e Mossoró.

Além de sua importância social, a Barragem Armando Ribeiro também pereniza o rio Piranhas/Açu no trecho Assu/Macau, possibilitando a irrigação de uma área aproximada em 30 mil hectares, sendo assim fundamental para a economia do Rio Grande do Norte.

Fonte: Jornal de Fato

Sem comentários:

Enviar um comentário