É o caso da Dandara 
Tour, uma agência de turismo e eventos de Natal que registra um 
crescimento anual de 20% focando nesse segmento.
Atuando há nove 
anos no mercado, a empresa gradativamente foi se posicionando como uma 
empresa emissiva e receptiva que promove a identidade regional. Os 
destinos mais comercializados pela Dandara são da região do Seridó e 
Agreste devido à proximidade com a capital potiguar, dando mais ênfase 
às cidades com mais estrutura para receber. Nesses destinos, a empresa 
leva o turista por um passeio para vivenciar a cultura do lugar, 
destacando a religiosidade, a música, a dança, a gastronomia e a cultura
 de um modo geral.
Um exemplo dessa integração, que envolve 
experimentação, está no pacote para a cidade de Carnaúba dos Dantas, 
onde a agência explora o Monte do Galo (monumento tradicional do roteiro
 religioso do RN), o artesanato e o Sítio Arqueológico Xique-Xique, 
finalizando com o pôr do sol no Castelo de Bivar, ao som de um artista 
da cidade. Situação semelhante ocorre em Caicó. O roteiro começa com 
visita à Igreja de Sant’Ana e continua com apresentação das rendeiras, 
do queijo, dos doces, dos biscoitos, da carne de sol e de outras 
iguarias típicas do Seridó. Pacotes como esses são oferecidos a cada 
trimestre e envolve várias cidades, chegando a atrair grupos de até 100 
pessoas.
 “Escolhemos esses roteiros para comercializar pela 
essência que representa. Buscamos fugir do turismo engessado, levando o 
visitante a experimentar e vivenciar”, explica a diretora comercial da 
Dandara Tour, Rosângela Farias. Estratégia que proporciona um 
faturamento médio anual superior a R$ 270 mil e tem agradado visitantes 
vindos de Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro e de outros 
estados nordestinos, como Paraíba e Pernambuco.
Essa modalidade de turismo valoriza o regionalismo. São aspectos como os causos contados por moradores da região, o sabor da comida feita na panela de barro, o despertar ao som o galo, o passeio na feira, a fruta retirada do pé no quintal da casa. “Nosso diferencial está na transparência. O cliente consegue enxergar que a empresa vivencia e acredita no que está oferecendo. Por isso, priorizando a elaboração de um roteiro abrangendo curiosidades culturais em que o turista pode interagir com a comunidade local”, ressalta Rosângela Farias.
Consultorias
Essas
 novas opções de destino, que considera o conceito de turismo com 
vivência e interação com a cultura local, são incentivadas pelo Sebrae 
no Rio Grande do Norte porque dinamizam a economia local e 
competitividade às empresas do setor. Essa proposta visa proporcionar 
aos turistas que visitarão a capital em função da Copa FIFA 2014 
roteiros diferenciados que levam em consideração o ver, gostar, provar e
 levar os valores, os sabores e a riqueza da cultura potiguar, 
diversificando as opções de destino dentro do estado, além das atrações 
tradicionais.
Uma das 
consultorias prestadas pelo Sebrae foi na área de gestão ambiental, em 
2012. Hoje, a agência é pautada na sustentabilidade. O jardim reúne 
flores tropicais e uma horta com ervas e temperos. Vem dessas 
especiarias o chá de hortelã com mate gelado servido aos clientes. O 
adubo é oriundo de animais da Fazenda Chaparral. A água da chuva é 
aproveitada para molhar as plantas. O material gráfico também é 
ambientalmente correto e as folhas impressas são reutilizáveis. A coleta
 do lixo é seletiva. No teto e no piso, as placas de telhas e cerâmica 
são indicativas e referendam o consumo de água e energia. 
(Agência Sebrae RN)
Sem comentários:
Enviar um comentário