domingo, 9 de março de 2014

Turismo: Exemplo de sucesso >> roteiros alternativos ganham espaço no RN

Região serrana é um dos focos dos roteiros (Clodoaldo Damasceno)Região serrana é um dos focos dos roteiros (Clodoaldo Damasceno)Esqueça a ideia de que o turismo do Rio Grande do Norte se restringe a sol, mar e dunas. Os roteiros alternativos, que envolve serras e pontos turísticos religiosos, rurais, gastronômicos e culturais em cidades do interior, ganham força e também têm despertado o interesse de visitantes. Atentas ao potencial, as agências de turismo locais começam a apostar nesse nicho, principalmente em função dos turistas estrangeiros que virão conhecer um pouco mais da cultura local. 

É o caso da Dandara Tour, uma agência de turismo e eventos de Natal que registra um crescimento anual de 20% focando nesse segmento.

Atuando há nove anos no mercado, a empresa gradativamente foi se posicionando como uma empresa emissiva e receptiva que promove a identidade regional. Os destinos mais comercializados pela Dandara são da região do Seridó e Agreste devido à proximidade com a capital potiguar, dando mais ênfase às cidades com mais estrutura para receber. Nesses destinos, a empresa leva o turista por um passeio para vivenciar a cultura do lugar, destacando a religiosidade, a música, a dança, a gastronomia e a cultura de um modo geral.

Um exemplo dessa integração, que envolve experimentação, está no pacote para a cidade de Carnaúba dos Dantas, onde a agência explora o Monte do Galo (monumento tradicional do roteiro religioso do RN), o artesanato e o Sítio Arqueológico Xique-Xique, finalizando com o pôr do sol no Castelo de Bivar, ao som de um artista da cidade. Situação semelhante ocorre em Caicó. O roteiro começa com visita à Igreja de Sant’Ana e continua com apresentação das rendeiras, do queijo, dos doces, dos biscoitos, da carne de sol e de outras iguarias típicas do Seridó. Pacotes como esses são oferecidos a cada trimestre e envolve várias cidades, chegando a atrair grupos de até 100 pessoas.

 “Escolhemos esses roteiros para comercializar pela essência que representa. Buscamos fugir do turismo engessado, levando o visitante a experimentar e vivenciar”, explica a diretora comercial da Dandara Tour, Rosângela Farias. Estratégia que proporciona um faturamento médio anual superior a R$ 270 mil e tem agradado visitantes vindos de Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro e de outros estados nordestinos, como Paraíba e Pernambuco.

Essa modalidade de turismo valoriza o regionalismo. São aspectos como os causos contados por moradores da região, o sabor da comida feita na panela de barro, o despertar ao som o galo, o passeio na feira, a fruta retirada do pé no quintal da casa. “Nosso diferencial está na transparência. O cliente consegue enxergar que a empresa vivencia e acredita no que está oferecendo. Por isso, priorizando a elaboração de um roteiro abrangendo curiosidades culturais em que o turista pode interagir com a comunidade local”, ressalta Rosângela Farias.

Consultorias
Essas novas opções de destino, que considera o conceito de turismo com vivência e interação com a cultura local, são incentivadas pelo Sebrae no Rio Grande do Norte porque dinamizam a economia local e competitividade às empresas do setor. Essa proposta visa proporcionar aos turistas que visitarão a capital em função da Copa FIFA 2014 roteiros diferenciados que levam em consideração o ver, gostar, provar e levar os valores, os sabores e a riqueza da cultura potiguar, diversificando as opções de destino dentro do estado, além das atrações tradicionais.

Uma das consultorias prestadas pelo Sebrae foi na área de gestão ambiental, em 2012. Hoje, a agência é pautada na sustentabilidade. O jardim reúne flores tropicais e uma horta com ervas e temperos. Vem dessas especiarias o chá de hortelã com mate gelado servido aos clientes. O adubo é oriundo de animais da Fazenda Chaparral. A água da chuva é aproveitada para molhar as plantas. O material gráfico também é ambientalmente correto e as folhas impressas são reutilizáveis. A coleta do lixo é seletiva. No teto e no piso, as placas de telhas e cerâmica são indicativas e referendam o consumo de água e energia. 

(Agência Sebrae RN)

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