segunda-feira, 14 de abril de 2014

Editora Sarau das Letras é destaque na publicação independente de livros

Clauder Arcanjo fala sobre o sucesso da Sarau das LetrasClauder Arcanjo fala sobre o sucesso da Sarau das LetrasÉ na imponente biblioteca "José Bosco Arcanjo", que reúne mais de 12 mil títulos, que o engenheiro e escritor Clauder Arcanjo recebe a reportagem do O Mossoroense. Fruto de anos de aquisição e leitura de livros, a biblioteca é a sede oficial de uma das importantes editoras de livros do interior do Rio Grande do Norte. Modesto nas palavras, Clauder prefere não comparar a Sarau das Letras a outras instituições do Estado, mas o largo sorriso no rosto externa o orgulho que tem do projeto em que é coautor.

A Sarau das Letras é uma editora potiguar, fundada há nove anos pelo colaborador do Universo, Clauder Arcanjo, e seu amigo David de Medeiros Leite. O projeto visava abrir espaço para produções independentes de escritores locais, e tornar realidade o sonho dos dois escritores de produzir livros e permitir que mais pessoas possam ter acesso à literatura.

"A Sarau das Letras é um sonho meu e de Clauder Arcanjo em dotar Mossoró e o Rio Grande do Norte de mais uma forma de incentivo à publicação" comenta David Leite, que gerencia a editora em Natal. Ele ressalta que o projeto é totalmente independente, e não possui apoio ou parceria financeira com nenhum órgão do poder público.

De acordo com Clauder Arcanjo, os livros são projetados de acordo com a preferência e recursos do autor. "Aqui fazemos praticamente um livro artesanal, manufaturado. Cada obra é construída a partir da singularidade, da paixão pela literatura, e não pela produção em massa", destaca o escritor que relembra que os custos e lucros com a produção do livro são de responsabilidade de quem o assina, e que o trabalho não acarreta nenhum ganho para a editora.
David Leite comenta que algumas obras, no decorrer destes dez anos, lhe chamaram bastante atenção, pelo cuidado e qualidade que apresentaram em seu resultado final. "Eu destacaria dois livros essenciais. Misto Códice - Códice mestizo, de Paulo de Tarso Correia de Melo, e Vento da Tarde - Viento de la Tarde, de Rizolete Fernandes. Dentre as surpresas com novos autores, ressalto Gênese, do poeta areia-branquense Leonam Cunha, que foi publicado por nós em 2012.

O sucesso conquistado pela editora potiguar nos últimos anos certamente será ampliado em 2015, uma vez que novos projetos e ideias já estão no prelo. Uma das novidades será a publicação da obra "La outra oscuridad - A outra obscuridade", livro bilíngue do escritor argentino Luis Raúl Calvo, primeiro trabalho internacional da Sarau das Letras.

"Nosso grande desafio, enquanto editora, é conseguir realizar o serviço de distribuição dos livros, já que dependemos das grandes distribuidoras, mas em 2015 nosso projeto é tornar-se uma editora com distribuição dos livros, o que tornará nosso trabalhão ainda mais amplo", destaca Clauder, ressaltando que outras surpresas ainda virão para os leitores mossoroenses.

O trabalho da editora ganhou notoriedade internacional recentemente, quando participou do grupo que representou o Rio Grande do Norte na Feira Literária de Frankfurt, na Alemanha, em 2013, ao lado de outras editoras e escritores locais. E também ao participar do Encontro de Poetas Iberoamericanos em Salamanca, na Espanha.

Em nove anos de estrada, quase 100 livros publicados e muitas histórias na bagagem
A história da Sarau das Letras não poderia começar de forma mais emblemática do que em um sarau de poesia. Assim narra Clauder Arcanjo sobre os primeiros passos da editora, que nasceu com cara e jeito de confraria de amigos. "Reuníamos-nos em um sarau semanal aqui em casa, onde grandes figuras da poesia mossoroense, como Antônio Francisco e Kalyane Cibelly, sempre estavam presentes, daí surgiu o nome do nosso projeto", comenta o escritor
Ele explica que seu contato com a produção literária se deu primeiramente com a produção de críticas culturais para jornais e revistas da região, e o interesse por escrever e produzir livros sempre esteve nas redondezas de suas expectativas. "Escrever um livro meu sempre foi um grande sonho, que eu precisava realizar, e editar e publicar livros de outras pessoas foi uma extensão desse sonho", comenta Clauder.
O primeiro livro editado pela Sarau das Letras, em 2005, foi a obra "Saudades", de autoria do escritor e pai de criação de Clauder Arcanjo, Francisco da Costa, que reúne e retrata diversas passagens da vida do autor, narradas através de crônicas. De acordo com Clauder, a primeira experiência realizada aconteceu de maneira bem singela, pois a editora ainda não estava regularizada, e não seguia os padrões do International Standard Book Number (ISBN, que numera e organiza obras literárias.
Até o fim deste ano a Sarau sinaliza que deverá chegar ao número de 100 obras publicadas, o que emociona Clauder e David, que encamparam tal projeto sem grandes pretensões nem recursos. De acordo com eles, a ideia é continuar a publicar livros, mas sem entrar em um celeiro comercial de produção, mantendo a forma artesanal de apoiar à literatura.
"Entrar de cabeça no mundo da literatura é viver com muito prazer. Nada é mais lindo do que estar acompanhando o surgimento de mais de 90 livros diferentes, com inúmeras histórias e personagens diversos. O livro, depois de pronto, é um objeto de extrema satisfação", conclui Clauder.
Cláudio Palheta Jr. - Editor do Universo
claudiopalhetajornal@hotmail.com
 Fonte: Jornal O Mossoroense

Sem comentários:

Enviar um comentário