terça-feira, 23 de setembro de 2014

Mobilização pela vida >> Sesap realiza caminhada para estimular doações

 Semana Nacional de Doação de Órgãos começa hojeA Central de Transplantes da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), em comemoração ao Dia Nacional de Doação de Órgãos, realiza no sábado (27), a II Caminhada pela Vida, com saída prevista para às 7h30, do Instituto Federal de Educação Tecnológica (IFRN), da Avenida Senador Salgado Filho com destino ao Hemonorte. 
 
A Caminhada vai reunir transplantados, receptores e famílias de doadores, além dos diversos segmentos da sociedade, que se confraternizarão e falarão sobre suas experiências com o objetivo de sensibilizar a população sobre a importância da doação de órgãos e tecidos para transplantes.

Segundo a subcoordenadora da Central de Transplantes do RN, Patrícia Suerda, o evento vai celebrar a nova vida dos pacientes que foram transplantados, como também homenagear as famílias dos doadores de Órgãos. De acordo com ela, o alvo da caminhada é a sensibilização da população, já que o Rio Grande do Norte teve, ano passado, um índice de recusa familiar superior a 60%. Ou seja, de cada 100 famílias consultadas sobre a doação de órgãos do ente querido, 60 responderam “não”.

Segundo dados da Central de Transplantes do Rio Grande do Norte, o Estado registrou, até o primeiro semestre deste ano, uma média de 14,5 doadores efetivos por milhão de população (pmp), número acima da média nacional que, no mesmo período, foi de 13,5 doadores efetivos por milhão de população. Em relação ao ano de 2013, esse número também cresceu, considerando que em 2013 foi de 13,9 doadores pmp no RN.

Outro número que merece destaque no RN é o de transplantes de rim. Até agosto desse ano foram realizados 54 transplantes de rim, enquanto em todo ano de 2013 foram feitos 50. “Isso porque a maior parte (80%) dos rins captados no RN foi transplantada aqui mesmo, o que representa uma importante evolução, comparado ao ano de 2012 quando apenas 50% desses órgãos eram transplantados no RN e os outros 50% eram distribuídos a outros estados do país, através da Central Nacional de Transplantes (CNT)”, explica a subcoordenadora da Central de Transplantes, Patrícia Suerda Maciel.

O RN também conseguiu reduzir os índices de recusa familiar. No ano de 2013, esse índice era de 61% e, no primeiro semestre deste ano, caiu para 52%, graças ao trabalho educativo realizado pela Central de transplante em instituições hospitalares, municípios do interior do RN e nas instituições de ensino.
 
Fonte: Jornal Tribuna do Norte

Sem comentários:

Enviar um comentário